• Siga o Meia-Hora nas redes!

Treze escolas e um sonho

Começa hoje, às 22h30, a disputa por uma vaga no Grupo Especial de 2019

A Sapucaí recebe, a partir de hoje, o maior espetáculo da terra
A Sapucaí recebe, a partir de hoje, o maior espetáculo da terra - Divulgação/Riotur

Alô, Marquês de Sapucaí! Chegou a hora da festa mais animada e colorida do mundo. Hoje, às 22h30, começa o desfile das escolas de samba da Série A, que disputam uma vaga no Grupo Especial do Carnaval carioca. Treze agremiações brigarão pelo título seis cruzam a Avenida esta noite e sete amanhã.

A primeira a pisar na Passarela do Samba é a Unidos de Bangu, campeã da Série B em 2017. Em seguida, desfilam Império da Tijuca, Acadêmicos do Sossego, Porto da Pedra, Renascer de Jacarepaguá e Estácio de Sá (veja nas páginas 06, 08 e 10 os enredos e os sambas das escolas que desfilam hoje). Amanhã, o espetáculo fica por conta de Alegria da Zona Sul, Acadêmicos de Santa Cruz, Viradouro, Acadêmicos da Rocinha, Acadêmicos do Cubango, Inocentes de Belford Roxo e Unidos de Padre Miguel.

"O Carnaval de 2018 vai ser o da superação. Mesmo diante das dificuldades, a alegria do folião vai predominar. O público vai poder acompanhar 13 desfiles de muita empolgação na Série A", garante o presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj), Déo Pessoa.

Cada desfile tem que durar entre 45 e 55 minutos. A escola que estourar o tempo perderá 0,1 ponto por minuto a mais. Já para quem usar menos de 45 minutos, a punição é o desconto de dois décimos por cada minuto que faltar.

As notas serão dadas por 36 jurados quatro para cada um dos nove quesitos: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Só a campeã vai subir para o Grupo Especial em 2019. Segundo o regulamento, se houver empate, obtendo todas as pontuações máximas em todos os quesitos, o desempate será definido por sorteio.

Galeria de Fotos

A Sapucaí recebe, a partir de hoje, o maior espetáculo da terra Divulgação/Riotur
Escolas de samba da Série A vão fazer a festa no primeiro dia de desfile na Marquês de Sapucaí Alexandre Macieira / Riotur

Comentários

Mais notícias