• Siga o Meia-Hora nas redes!

General j� lubrifica a m�quina da Seguran�a

Homem forte do interventor mant�m conversas com pol�cias, Seap e bombeiros

Ve�culos militares foram enviados a Japeri para a opera��o conjunta de varredura na penitenci�ria
Ve�culos militares foram enviados a Japeri para a opera��o conjunta de varredura na penitenci�ria - T�nia R�go / Ag�ncia Brasil

A Seguran�a P�blica do estado do Rio j� est� sob o comando do General de Divis�o Mauro Sinott Lopes, um dos homens fortes do interventor federal, o general Walter Souza Braga Netto, chefe do Comando Militar do Leste (CML). O oficial vem realizando reuni�es desde a segunda-feira na sede do CML, na regi�o central do Rio, para tra�ar um diagn�stico da situa��o de cada uma das �reas da seguran�a, bem como para receber sugest�es. Por enquanto, est�o sendo discutidas apenas quest�es administrativas.

Na segunda-feira, o encontro foi com a Pol�cia Militar. Na ter�a, foi a vez da Pol�cia Civil. Fontes contaram que o delegado Carlos Leba reclamou, no encontro com Sinott Lopes, da falta de dinheiro e de pessoal, salientando a necessidade de concurso p�blico para a institui��o.

Ontem, a reuni�o foi com a Secretaria de Administra��o Penitenci�ria (Seap). O secret�rio David Anthony e mais cinco subsecret�rios apresentaram um relat�rio com as principais demandas da pasta, al�m de levar propostas para reduzir a superlota��o carcer�ria. Entre as preocupa��es da Seap est�o o pagamento dos fornecedores de alimentos � popula��o carcer�ria (51 mil presos), cuja falta poderia gerar rebeli�es, e a dificuldade no transporte de presos, j� que apenas oito das 36 viaturas est�o em condi��es de funcionar.

Coment�rios

Mais not�cias