• Siga o Meia-Hora nas redes!

'Cantinho do amor' de Benfica na mira do MP

Promotores tentam descobrir quem está por trás do 'motel' montado no presídio

Parede de um dos quartos tinha até pintura temática: coração rosa
Parede de um dos quartos tinha até pintura temática: coração rosa - Foto de leitor

As investigações sobre seis suítes de 'motel', flagradas pelo Ministério Público Estadual (MPE) na Cadeia de Benfica, que abriga presos da Lava Jato, pretendem descobrir quando e por quem as estruturas foram construídas. Imagens de uma câmera no acesso ao 'cantinho do amor' permitirão identificar se detentos e outras pessoas sem permissão judicial para participar de encontros íntimos, como prostitutas, acessavam o local.

A promotora Andrea Amin determinou a inspeção, em fevereiro, após denúncia anônima. Embora espaços íntimos em presídios (os chamados parlatórios) tenham respaldo legal, o MPE suspeita do que era oferecido nas suítes, que destoam do que é comum nesses locais, como piso de porcelanato e TVs. Pinturas de coração na parede, banheiro com espelho e luz vermelha completavam o cenário.

"A gente instaurou investigação para apurar eventual improbidade de agentes públicos e eventual prática de crime, e identificar se ali de fato era um parlatório ou se era uma estrutura montada para favorecer alguém", explicou Andrea Amin. "É um trabalho sigiloso, porque presume o envolvimento de servidores nessa facilitação", afirmou o secretário de Administração Penitenciária, David Anthony, que substituiu Erir Ribeiro Costa Filho em 25 de janeiro.

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, afirmou que as suítes já existiam antes da posse de David Anthony.

'Concorrente desleal'

Já no ramo dos motéis, a notícia foi objeto de gozação. "Assim fica complicado. Como no Brasil tudo é pelo avesso, espero que nenhum órgão público chegue aqui amanhã querendo transformar meu ambiente em uma penitenciária", brincou o dono de um estabelecimento voltado para encontros íntimos, que pediu para não ser identificado, acrescentando que a "concorrência é desleal" em um momento de crise.

População indignada

A notícia sobre o 'motel' na cadeia de Benfica indignou a população. As fotos foram divulgadas ontem pelo jornal O Dia. "É uma zona, literalmente. Uma pouca vergonha, pra não dizer outra palavra que também começa com 'P'", disse o comerciante Umberto Trajano. "Isso desafia a lógica, impressionante. Desse jeito, fala com a polícia pra me buscar agora que eu também quero ser preso", reagiu o aposentado Luiz Pereira.

Galeria de Fotos

Parede de um dos quartos tinha até pintura temática: coração rosa Foto de leitor
Benfica: piso de porcelanato com direito a carpete Foto de leitor
Suíte Benfica: banheiro com espelho Foto de leitor
Benfica: área especial para encontros Reprodução

Comentrios

Mais notcias