• Siga o Meia-Hora nas redes!

Fim de linha para Maria Tereza

Desativa��o acaba com esperan�a de liga��o direta Campo Grande-Barra

Acabou a esperan�a de uma liga��o direta de transporte p�blico entre Campo Grande e a Barra da Tijuca. Funcion�rios da Prefeitura do Rio come�aram a desmontar ontem a esta��o do BRT Maria Tereza, constru�da em 2012 por R$ 1,5 milh�o, em Campo Grande, e jamais inaugurada. A estrutura serviria para uma futura amplia��o do sistema pela Estrada do Monteiro, anunciada pelo ent�o prefeito Eduardo Paes.

A Associa��o Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) informou que partiu dela, em conjunto com associa��es de moradores, o movimento pela desativa��o. Isso porque a esta��o tem sido usada por moradores de rua e sua presen�a 'fantasma' afeta a sensa��o de seguran�a no local. Outra justificativa � que a estrutura atrapalha o tr�nsito. "Documentos foram levantados, estudos foram feitos, of�cios encaminhados e diversas horas de reuni�es com os �rg�os competentes [...] Muitos anos foram perdidos, dinheiro p�blico desperdi�ado, at� atingirmos um objetivo considerado b�sico por qualquer cidad�o consciente: a desativa��o de um mobili�rio que, al�m de estar atrapalhando, n�o est� sendo utilizado para nada", diz nota da ACIGG.

Passageiros que contavam com a conclus�o do trecho e a redu��o do tempo de viagem lamentaram. Ap�s a implanta��o do corredor Transoeste, as linhas diretas de �nibus entre Campo Grande e a Barra foram extintas.

A prefeitura anunciou que vai duplicar a capacidade da Estrada do Monteiro e far� canteiro central arborizado em at� um m�s. Novas linhas de �nibus n�o s�o cogitadas. Segundo a Secretaria de Transportes, a estrutura ser� guardada para repor pe�as em outras esta��es. O �rg�o disse que o local sofria com usu�rios de drogas e vandalismo, e que a prioridade � terminar o BRT Transbrasil.

Coment�rios

Mais not�cias