• Siga o Meia-Hora nas redes!

Sem sustos no trajeto

Ocupantes do carro n�o perceberam que estavam sendo seguidos desde a Lapa

Flores, fotos e cartazes em homenagem a Marielle Franco foram colocados na entrada da C�mara dos Vereadores, no Centro do Rio
Flores, fotos e cartazes em homenagem a Marielle Franco foram colocados na entrada da C�mara dos Vereadores, no Centro do Rio - WILTON JUNIOR/ESTAD�O

No depoimento que a assessora de Marielle Franco prestou � pol�cia, ainda na noite do crime, na quarta-feira, ela contou que estava revisando fotos e textos do evento do qual a vereadora havia participado, pouco antes, na Lapa, no Centro do Rio. Por essa raz�o, a assessora que n�o teve a identidade divulgada, por quest�es de seguran�a disse que ela e Marielle n�o perceberam que o carro estava sendo seguido e que o motorista tamb�m n�o teria notado, j� que n�o comentou nada.

Ainda de acordo com o depoimento citado pela TV Globo , a assessora disse que Marielle disse apenas "u�" ao ouvir os tiros e, em seguida, tombou para o lado, sobre ela. O motorista tamb�m n�o pressentiu nada at� ser atingido.

Ontem, a assessora escreveu nas redes sociais pela primeira vez depois de quarta-feira � noite. "Estou viva. Mas a alma oca. A carne, ainda tr�mula, n�o suporta a dor que serpenteia por dentro, num looping sem fim. Minha amiga, na tentativa de calarem a sua voz, a ampliaram ensurdecedoramente, em milhares de bocas. Para sempre. #MarieleVive", escreveu.

Tamb�m ontem, houve novos atos de rep�dio � morte da vereadora e do motorista, Anderson Gomes, al�m de homenagens em v�rios pontos do Rio. Atos similares ocorreram em outros estados, como a Para�ba, onde mora uma tia de Marielle, Maria das Neves, em Jo�o Pessoa, e tamb�m em outros pa�ses. Na Argentina, cerca de 100 pessoas prestaram uma homenagem p�stuma � vereadora no centro de Buenos Aires. Outra manifesta��o ocorreu em Barcelona, na Espanha.

Vaquinha para vi�va e filho

Tocado pela morte de Anderson, o gerente comercial Rhavi Thomaz Mendes Pinta, de 27, criou conta no site 'Vakinha' com objetivo de arrecadar fundos para a fam�lia do motorista. Anderson fazia bicos e estava cobrindo um amigo quando foi assassinado. Ele deixou esposa e um filho de 1 ano.

"Estava pensando em fazer, fui l� e fiz. J� que o estado n�o faz nada, resolvi ajudar", disse Rhavi, que revelou ainda que sofreu cr�ticas de internautas que desconfiaram de sua atitude e o acusaram de querer se aproveitar da situa��o.

At� o fechamento desta edi��o, a vaquinha virtual havia arrecadado R$ 2.950,00. Segundo a vi�va de Anderson, o filho do casal nasceu prematuro e precisa de cuidados especiais, al�m de cirurgia e tratamento hormonal.

Irm� reage a ofensas na rede

A professora de ingl�s Anielle Silva, irm� de Marielle, publicou nas redes sociais um desabafo sobre os ataques e insultos direcionados � vereadora. "Respeitem a nossa fam�lia. Respeitem a nossa dor. Respeitem a luta da minha irm�. Respeitem o trabalho dela. Apenas respeitem", escreveu Anielle, de 33 anos. Ainda nas redes sociais, a professora disse que n�o vai se calar diante das ofensas, "mesmo na dor". Ela tamb�m manifestou insatisfa��o com "humanos comemorando a morte de outros humanos".

J� a filha de Marielle, a estudante Luyara Santos, de 20 anos, voltou �s redes sociais, ontem, para fazer um novo desabafo: "Algu�m me acorda desse pesadelo!". Na quinta-feira, ela j� havia postado que os assassinos de sua m�e tamb�m mataram 46 mil eleitores.

Coment�rios

Mais not�cias