• Siga o Meia-Hora nas redes!

Lula deve se entregar hoje � Pol�cia Federal

Ex-presidente deixou passar prazo de apresenta��o volunt�ria dado por S�rgio Moro

Lula � abra�ado por simpatizantes no Sindicato dos Metal�rgicos: ele permaneceu no pr�dio ontem � noite
Lula � abra�ado por simpatizantes no Sindicato dos Metal�rgicos: ele permaneceu no pr�dio ontem � noite - Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva (PT) pretende se entregar � Pol�cia Federal em S�o Paulo, segundo advogados da defesa, ap�s uma missa em homenagem � falecida ex-primeira-dama Marisa Let�cia, marcada para hoje, �s 9h30 da manh�, no Sindicato dos Metal�rgicos do ABC, em S�o Bernardo do Campo (SP), onde ele se encontra desde o in�cio da noite de quinta-feira. Dona Marisa faria hoje 68 anos.

O ex-presidente tinha at� as 17h de ontem para se apresentar voluntariamente em Curitiba (PR), um dia ap�s a expedi��o do mandado de pris�o pelo juiz federal S�rgio Moro, da Opera��o Lava Jato, no processo do tr�plex no Guaruj� (SP), no qual Lula foi condenado 12 anos e um m�s de reclus�o, por corrup��o.

Enquanto o prazo se esgotava, advogados e pol�ticos ligados a Lula argumentavam que o ex-presidente n�o estava descumprindo nenhuma ordem judicial, j� que a decis�o de Moro dava a ale "a op��o" de se apresentar em Curitiba e aproveitar as prerrogativas de ex-chefe de Estado, incluindo uma cela especial na PF, mas "n�o o obrigava". A 13� Vara da Justi�a Federal, onde S�rgio Moro est� baseado, em Curitiba, esclareceu que o juiz havia dado "um prazo de oportunidade" para Lula, que, portanto, "n�o descumpriu ordem judicial".

A defesa alegou, tamb�m, que n�o foram esgotados os recursos no TRF-4, o tribunal de segunda inst�ncia, em Porto Alegre (RS).

Novo pedido no Supremo

Al�m de S�o Paulo e do Rio, atos pr�-Lula ocorreram ontem em 22 estados e no Distrito Federal. Enquanto isso, a defesa do ex-presidente entrava no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de suspens�o da ordem de pris�o. O ministro Edson Facchin foi sorteado para julgar o caso, mas ele pediu � presidente do STF, C�rmen L�cia, que defina quem ser� o relator. At� o fechamento desta edi��o nenhuma decis�o havia sido tomada.

Centro do Rio tem ato

No Centro do Rio, milhares de manifestantes se reuniram na Candel�ria, ontem, por volta das 17h, quando, aos gritos de "Ol�, ol�, ol�, Lula, Lula", seguiram em dire��o � Cinel�ndia. No apoio ao ex-presidente estavam representantes de movimentos sociais, sindicalistas e pol�ticos de esquerda. A marcha levou o Centro de Opera��es da Prefeitura a realizar interdi��es de tr�nsito na Av. Rio Branco e na Av. Presidente Vargas.

STJ rejeita solicita��o de habeas corpus

Enquanto simpatizantes de Lula se aglomeravam em frente ao Sindicato dos Metal�rgicos do ABC para um dia de protestos e discursos em defesa do ex-presidente, os advogados tentavam obter um habeas corpus, no Superior Tribunal de Justi�a (STJ), em Bras�lia. No entanto, o juiz F�lix Fischer, respons�vel no STJ por processos da Lava Jato, negou o pedido. Dentro do sindicato, Lula, segundo fontes citadas pelo 'Estad�o Conte�do', disse que n�o se entregaria e teria acrescentado: "Que venham me pegar". O ex-presidente n�o se pronunciou publicamente ontem, mas, por meio da presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PR), agradeceu � multid�o pelo apoio que estava recebendo. Gleisi disse que Lula decidiu ficar porque ainda aguarda as manifesta��es da ONU onde apresentou queixa de persegui��o pol�tica e do Supremo Tribunal Federal (STF), em rela��o a recursos apresentados pela defesa.

Galeria de Fotos

Lula � abra�ado por simpatizantes no Sindicato dos Metal�rgicos: ele permaneceu no pr�dio ontem � noite Ricardo Stuckert
Lula apareceu em uma das janelas do Sindicato dos Metal�rgicos, nesta sexta AFP
S�o bernardo do Campo SP 06 04 2018 Lula agradece solidariedade popular no Sindicato dos Metal�rgicos do ABC. #LulaLivre. Foto: Ricardo Stuckert Ricardo Stuckert

Coment�rios

Mais not�cias