• Siga o Meia-Hora nas redes!

PF apreende 100 quilos de hero�na no Gale�o

Droga estava em ton�is registrados como se fossem de produto farmac�utico

C�o farejador em a��o: carga chegou ao Rio em setembro e ficou retida no Gale�o por falta de documentos
C�o farejador em a��o: carga chegou ao Rio em setembro e ficou retida no Gale�o por falta de documentos - Fernando Fraz�o / Ag�ncia Brasil

A Receita Federal e a Pol�cia Federal fizeram ontem a maior apreens�o de hero�na j� registrada no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Gale�o), na Ilha do Governador: 100 quilos da droga foram encontrados em ton�is enviados da China como se fossem medicamentos e que teriam como destino final a cidade de S�o Paulo. O carregamento tinha ainda 50 quilos de �cido p�crico, composto altamente explosivo que � usado na produ��o de rem�dios contra queimaduras e tamb�m na fabrica��o de granadas.

De acordo com a delegada-adjunta da Alf�ndega, Patr�cia Miranda, a carga havia sido registrada como produto farmac�utico Fluticazona, subst�ncia usada pra fazer descongestionante nasal. Os produtos chegaram em setembro do ano passado, vindos de Hong Kong, e estavam at� agora aguardando a libera��o porque havia um problema na documenta��o.

A carga de 100 quilos de hero�na � avaliada em cerca de R$ 30 milh�es. A empresa importadora � estabelecida em Porto Velho (RO) e atua na importa��o e exporta��o de material usado na fabrica��o de fertilizantes. A firma vai ser alvo de investiga��o da Pol�cia Federal.

"� algo at�pico. A apreens�o de hero�na n�o � comum no Brasil, at� pelo custo da droga, muito maior do que o das drogas mais comuns entre os usu�rios no pa�s", disse a delegada.

Fuzis vindos de Miami

Em junho do ano passado, um outro problema na documenta��o levou � descoberta de uma carga de 60 fuzis vindos de Miami (EUA) parada por duas semanas no terminal do Aeroporto do Gale�o. A Pol�cia Civil conseguiu interceptar uma liga��o telef�nica na qual o encarregado por retirar a carga relatava a quest�o. As armas estavam dentro de cont�ineres com aquecedores para piscinas. Quatro pessoas foram presas.

Preso com p� na mala

Tamb�m ontem, a Pol�cia Federal prendeu um portugu�s com 5,3 quilos de coca�na no Gale�o. Segundo a PF, ele pretendia embarcar para Madrid, na Espanha. A droga, que foi encontrada durante inspe��o com raio-x nas bagagens, estava dividida em tr�s tabletes embalados em sacos pl�sticos e escondida em um fundo falso de uma mala. O gringo, que n�o teve o nome revelado, foi indiciado por tr�fico internacional de drogas.

Coment�rios

Mais not�cias