• Siga o Meia-Hora nas redes!

Sem provas pra den�ncia

Minist�rio P�blico pede liberta��o de 138 dos 159 presos em 'festa da mil�cia'

Sem provas para oferecimento de den�ncia, o Minist�rio P�blico (MP) pediu � Justi�a a revoga��o da pris�o preventiva de 138 dos 159 presos na "festa da mil�cia". O �rg�o acusador afirmou, em nota, que vai denunciar os 21 suspeitos restantes, mas n�o esclareceu em qual crime ser�o enquadrados. Eles devem permanecer detidos.

A medida acaba, de vez, com a pretens�o da Pol�cia Civil, que insistia na manuten��o das pris�es, apesar dos protestos da Defensoria P�blica e de organiza��es de defesa de direitos humanos. Ontem, a Defensoria impetrou Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a liberdade de um dos presos: Vinicius Guedes de Almeida. No s�bado, o artista circense Pablo Dias Bessa Martins, j� havia sido libertado por ordem judicial. Ele trabalha na Europa e estava com viagem marcada.

Os 159 foram presos no dia 7 de abril, em uma suposta festa da mil�cia "Liga da Justi�a", em Santa Cruz, na Zona Oeste. Na ocasi�o, houve confronto e quatro homens morreram. Eles seriam seguran�as do l�der do grupo, Wellington da Silva Braga, o Ecko, que, mesmo com o gigantesco aparato policial, conseguiu fugir. Foram apreendidos 13 fuzis, 15 pistolas, quatro rev�lveres, carregadores, coletes � prova de bala, granadas e dez ve�culos roubados, al�m de uniformes privativos das for�as de seguran�a p�blica e outros materiais utilizados por grupos milicianos.

O chefe da Pol�cia Civil, Rivaldo Barbosa, que assumiu o cargo ap�s a interven��o federal na seguran�a, comemorou a opera��o, afirmando que "era o maior golpe contra a mil�cia". Mas a maioria dos presos seria de trabalhadores e moradores da regi�o, que pagaram para participar da festa. O MP admite que, no evento, havia integrantes da mil�cia que controla o crime organizado na regi�o. Por�m, ap�s "an�lise mais detalhada, entende que n�o h� provas suficientes para a den�ncia".

Reuni�o com defensoria

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) se re�ne, hoje, com o subdefensor p�blico-geral do estado, Rodrigo Pacheco, para tratar da pris�o dos 159 presos sob suspeita de envolvimento com mil�cia. O encontro ser� no gabinete do parlamentar. A Comiss�o de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (Alerj), presidida por Freixo, j� foi procurada por 30 familiares que negam o envolvimento dos parentes com o crime organizado. O objetivo � articular a��es conjuntas entre a comiss�o e a Defensoria P�blica para reverter as pris�es, chamadas de arbitr�rias.

Coment�rios

Mais not�cias