• Siga o Meia-Hora nas redes!

Transfer�ncia em massa

Seap remaneja um n�mero recorde de 5,4 mil presidi�rios

Para aumentar a seguran�a, abrir vagas no sistema e reduzir a superlota��o em parte de suas 51 unidades, a Secretaria de Estado de Administra��o Penitenci�ria do Rio de Janeiro (Seap) concluiu, ontem � noite, a maior transfer�ncia de presos j� feita em seus pres�dios. Ao todo, a opera��o remanejou 5,4 mil detentos e envolveu 12 unidades prisionais no estado.

Entre os presos transferidos est�o 98 detidos na Opera��o Lava Jato. A quantidade de celulares 350 aparelhos e de drogas, que ainda estavam sendo contabilizadas at� o fechamento dessa edi��o, surpreendeu os agentes penitenci�rios que participaram da opera��o.

Os detentos sa�ram de seis unidades prisionais em Benfica, na Zona Norte do Rio, e no Complexo de Gericin�, em Bangu, na Zona Oeste, e foram levados para outras seis unidades que ficam no mesmo complexo. Pelo menos 260 policias participaram da opera��o.

A medida cumpriu um decreto do interventor federal na Seguran�a P�blica do Rio de Janeiro, general Walter Souza Braga Netto, que trata da reestrutura��o organizacional da Seap, com a respectiva reclassifica��o de unidades.

De acordo com o secret�rio da Seap, David Anthony, a "norma visa um melhor gerenciamento das unidades". Anthony garantiu que presos de fac��es criminosas distintas e de regimes diferenciados n�o ficar�o no mesmo ambiente. "Nem banho de sol e visitas ser�o juntos", afirmou o secret�rio.

Coment�rios

Mais not�cias