• Siga o Meia-Hora nas redes!

Baixa procura pela vacina

Faltando 12 dias para terminar, campanha atingiu s� 30% da meta

Abel: 'Tem que ter intelig�ncia'
Abel: 'Tem que ter intelig�ncia' - LUCAS MER�ON / FLUMINENSE F.C.

A 12 dias do fim, a 20� Campanha Nacional de Vacina��o contra o v�rus Influenza atingiu apenas 30% da meta para o estado. Foram vacinadas 1,35 milh�o de pessoas das 4,5 milh�es estimadas pela Secretaria de Estado de Sa�de (SES).

Segundo o m�dico da Subsecretaria de Vigil�ncia em Sa�de da SES, Alexandre Chieppe, a baixa procura ocorre porque muitas pessoas subestimam o perigo da doen�a. "Ainda h� uma percep��o geral de que a gripe � uma doen�a sem grandes complica��es. Apesar de ser tratada como uma doen�a benigna, h� registro de �bitos todo ano", afirma.

At� o dia 7, foram confirmadas 24 mortes dos 263 casos de S�ndrome Respirat�ria Aguda Grave (SRAG) notificados nos postos fluminenses este ano, sendo 15% dos �bitos ocasionados pelo v�rus H3N2 varia��o do Influenza que est� em alta circula��o no estado at� o momento. "A cada ano, um tipo de v�rus surge com maior ou menor frequ�ncia, por isso � importante que os grupos em condi��o de vulnerabilidade se vacinem anualmente. H� um estudo elaborado para fazer a vacina de cada per�odo", explica Chieppe.

Para o infectologista Edimilson Migowski, a proximidade das campanhas contra gripe e febre amarela pode ter causado confus�o. "N�o houve um per�odo longo de interrup��o entre as campanhas como � indicado. O imagin�rio da popula��o pode estar confuso devido �s restri��es informadas na divulga��o da vacina contra a febre amarela", diz.

Outro problema � a chegada do inverno, no m�s que vem. A esta��o mais fria do ano � respons�vel pela multiplica��o da gripe, pois as pessoas tendem a ficar mais em locais fechados.

Coment�rios

Mais not�cias