• Siga o Meia-Hora nas redes!

Lista de postos � golpe e pegou mais de 60 mil

Link circula no WhatsApp e promete indicar postos onde h� combust�vel � venda

Fila gigantesca para abastecer em posto na Avenida Brasil, altura de Iraj�, causou congestionamento
Fila gigantesca para abastecer em posto na Avenida Brasil, altura de Iraj�, causou congestionamento - Severino Silva

Al�m de boatos e fake news, a Internet � terreno f�rtil para golpistas em momentos de crise como a greve dos caminhoneiros. Em menos de 24 horas, mais de 60 mil pessoas foram ludibriadas por uma mensagem que promete listas de postos de gasolina onde h� combust�veis. O link � uma armadilha e n�o deve ser clicado nem compartilhado.

O alerta foi feito ontem pela fabricante de antiv�rus Kaspersky. O link falso http://bit.ly/OndeTemGasolina traz a mensagem "Aqui esta (sic)a lista dos postos que receber�o gasolina hoje, confira". O dom�no oportunie.com j� foi usado em outras fraudes.

O link leva a uma p�gina em que o usu�rio � induzido a informar o estado e a cidade onde quer abastecer. A marca da Petrobras � usada para dar credibilidade � promessa de exibir a lista assim que o link for compartilhado com tr�s contatos.

Segundo a Kaspersky, ao compartilhar o link, o usu�rio � levado para uma s�rie de outros endere�os que oferecem servi�os pagos de SMS (que s�o cobrados na conta de telefone ou descontados dos cr�ditos), pedem a instala��o de aplicativos ou exibem propagandas.

"O criminoso ganha por visualiza��es em sites de propagandas e pela instala��o de aplicativos, que podem ser maliciosos", explica Fabio Assolini, analista s�nior da Kaspersky, em texto no blog da empresa.

Coment�rios

Mais not�cias