• Siga o Meia-Hora nas redes!

Lista de postos é golpe e pegou mais de 60 mil

Link circula no WhatsApp e promete indicar postos onde há combustível à venda

Fila gigantesca para abastecer em posto na Avenida Brasil, altura de Irajá, causou congestionamento
Fila gigantesca para abastecer em posto na Avenida Brasil, altura de Irajá, causou congestionamento - Severino Silva

Além de boatos e fake news, a Internet é terreno fértil para golpistas em momentos de crise como a greve dos caminhoneiros. Em menos de 24 horas, mais de 60 mil pessoas foram ludibriadas por uma mensagem que promete listas de postos de gasolina onde há combustíveis. O link é uma armadilha e não deve ser clicado nem compartilhado.

O alerta foi feito ontem pela fabricante de antivírus Kaspersky. O link falso http://bit.ly/OndeTemGasolina traz a mensagem "Aqui esta (sic)a lista dos postos que receberão gasolina hoje, confira". O domíno oportunie.com já foi usado em outras fraudes.

O link leva a uma página em que o usuário é induzido a informar o estado e a cidade onde quer abastecer. A marca da Petrobras é usada para dar credibilidade à promessa de exibir a lista assim que o link for compartilhado com três contatos.

Segundo a Kaspersky, ao compartilhar o link, o usuário é levado para uma série de outros endereços que oferecem serviços pagos de SMS (que são cobrados na conta de telefone ou descontados dos créditos), pedem a instalação de aplicativos ou exibem propagandas.

"O criminoso ganha por visualizações em sites de propagandas e pela instalação de aplicativos, que podem ser maliciosos", explica Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky, em texto no blog da empresa.

Comentários

Mais notícias