• Siga o Meia-Hora nas redes!

Ap�s solta-n�o-solta, juiz mant�m Lula preso

Foi um dia inteiro de pol�mica, at� que presidente do TRF-4 suspendeu habeas corpus

Manifestantes a favor da soltura do ex-presidente protestaram com faixas e cartazes ontem na Cinel�ndia
Manifestantes a favor da soltura do ex-presidente protestaram com faixas e cartazes ontem na Cinel�ndia - Daniel Castelo Branco

O solta-n�o-solta vivido ao longo do dia de ontem foi resolvido � noite, quando o presidente do Tribunal Regional Federal da 4� Regi�o (TRF-4), em Porto Alegre, Thompson Flores, endossou decis�o do relator da Lava Jato, Jo�o Pedro Gebran Neto, e resolveu manter o ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva (PT) preso, em Curitiba. Gebran suspendeu ordem de habeas corpus dada pelo plantonista da Corte, desembargador Rog�rio Favreto. Lula foi condenado a 12 anos e um m�s de pris�o por corrup��o.

Mesmo depois de o relator da Lava Jato no TRF-4 desautorizar ordem para a liberta��o do ex-presidente Lula, o desembargador Favreto insistiu em acolher pedido de habeas do petista, �s 16h04 de ontem. Ele ordenou que Lula deixasse a sede da Pol�cia Federal de Curitiba em uma hora.

Favreto mandou soltar Lula acolhendo pedido de habeas corpus. Ap�s a decis�o, o juiz Sergio Moro, da Lava Jato, afirmou que o desembargador � "absolutamente incompetente" para contrariar decis�es colegiadas do Supremo e do TRF-4. Em novo despacho, Favreto insistiu em sua decis�o. Desta vez foi o presidente da Corte que manteve Lula preso.

Favreto foi filiado ao PT de 1991 a 2010 e procurador da prefeitura de Porto Alegre na gest�o de Tarso Genro, nos anos 1990. Tamb�m, foi assessor da Casa Civil no governo Lula e do Minist�rio da Justi�a quando Tarso era ministro.

Coment�rios

Mais not�cias