• Siga o Meia-Hora nas redes!

Uma li��o de supera��o

STEVE JOBS - Foto da COLUNA CLOVIS MONTEIRO para a coluna do dia 16.07.18
STEVE JOBS - Foto da COLUNA CLOVIS MONTEIRO para a coluna do dia 16.07.18 - reprodu��o / Apple / Arquivo

Uma estudante solteira engravidou e resolveu dar o filho para ado��o. Um casal da classe trabalhadora o adotou e, com muito sacrif�cio, 17 anos mais tarde, Steve foi para a faculdade. S� que a faculdade era t�o cara que consumia todo o dinheiro dos pais adotivos.

Steve Jobs resolveu sair da universidade e fazer um curso de caligrafia para ganhar algum dinheiro fazendo cartazes, que eram muito usados na �poca. Ele tamb�m chegou a vender garrafas para se sustentar. Aos 20 anos, na garagem da casa dos pais, construiu seu primeiro computador.

Em 10 anos, a empresa Apple se transformou numa corpora��o de 2 milh�es de d�lares e quatro mil empregados. Por ter crescido muito, resolveram contratar algu�m para dirigir a empresa. Com o tempo, os administradores e Steve Jobs come�aram a divergir sobre o futuro da empresa. E ele, o criador da empresa, foi demitido.

Aquilo foi devastador para sua autoestima. Steve Jobs se sentiu um perdedor e chegou a se mudar porque considerou aquilo um fracasso p�blico.

Cinco anos depois, Steve Jobs criou a Next e um est�dio chamado Pixar, que fez o primeiro desenho animado por computador, o Toy Story, para a Disney.

Algum tempo depois, a Apple comprou a Next e, ent�o, Steve voltou para a empresa. Desenvolveu uma nova tecnologia e a Pixar � hoje o est�dio de anima��o mais bem-sucedido do mundo.

Steve Jobs tinha certeza de que nada disso teria acontecido se ele n�o tivesse sido demitido.

Quando tudo parecia perfeito, Steve Jobs descobriu que estava com c�ncer e que lhe restavam de tr�s a seis semanas de vida. Ele chegou a passar um dia inteiro com aquele diagn�stico na cabe�a, pensando em como dizer tudo o que queria aos filhos.

Um novo exame foi realizado e descobriram que, no caso dele, poderia ser feita uma cirurgia. Ele foi operado e salvo. A partir da�, Steve Jobs percebeu que todos temos um tempo limitado nesta vida. E, a cada novo dia, ele se olhava no espelho e se perguntava: "Se hoje fosse meu �ltimo dia, eu gostaria de fazer o que farei hoje?". Se a resposta fosse "n�o" por muitos dias seguidos, ele sabia que precisava mudar alguma coisa.

Infelizmente, em outubro de 2011, o c�ncer venceu Steve Jobs, que deixou uma grande li��o de supera��o para todo o mundo.

Li��o de vida: diante da morte, quase tudo orgulho, medo de passar vergonha ou de falhar, expectativas externas cai diante do fim da vida.

N�o h� raz�o para n�o seguir o cora��o. Valorize cada minuto da sua vida e fa�a sempre o que � mais importante!

Coment�rios

Mais not�cias