• Siga o Meia-Hora nas redes!

Quase 200 r�us

Acusados de invadir sindicato ser�o julgados

Menina foi resgatada por policiais em Caxias e levada para hospital
Menina foi resgatada por policiais em Caxias e levada para hospital - divulga��o/pol�cia civil

Haja banco para tantos r�us. Por determina��o do desembargador Jos� Mui�os Pi�eiro Filho, da 6� C�mara Criminal, o Tribunal de Justi�a do Rio levar� a julgamento, em breve, 196 pessoas acusadas de invadir, depredar e roubar a sede do Sindicato dos Comerci�rios do Rio, na Lapa, em 2015. O n�mero de indiciados impressiona. Supera os 74 denunciados no Massacre do Carandiru, em 1992, e os 155 envolvidos no Massacre do Eldorado dos Caraj�s, em 1996. Ultrapassa tamb�m o total de suspeitos presos em uma festa da mil�cia na Zona Oeste, em abril: 149.

O ataque ao Sindicato dos Comerci�rios chamou a aten��o pela quantidade de pessoas presas em flagrante: 202. Al�m dos 196 adultos, havia seis menores no grupo. "� dif�cil que tantos r�us tenham sido assistidos por um mesmo advogado, como � o caso desse processo", disse o defensor de todos os acusados, Jos� Guilherme Costa de Almeida.

Segundo a den�ncia do Minist�rio P�blico, todos os indiciados vieram de S�o Paulo com objetivo criminoso de "depredar e subtrair os pertences da sede do sindicato". Eles chegaram em quatro �nibus. Tinham em seu poder dois socos-ingleses, um deles dotado de l�mina, simulacro de pistola, faca e canivete. A pol�cia apreendeu tamb�m drogas, fogos de artif�cio e fuma�as sinalizadoras.

Os acusados foram denunciados por dano triplamente qualificado, roubo triplamente majorado, corrup��o de menores e quadrilha armada. A quantidade de presos foi tamanha que eles foram ouvidos num audit�rio, j� que, na 5� DP (Centro), onde o caso foi registrado, n�o cabia tanta gente. Alguns r�us chegaram a confirmar que tinham sido contratados pela Uni�o Geral de Trabalhadores (UGT). Teriam recebido R$ 100 cada.

O TJ ainda n�o marcou a data do julgamento, mas o mestre em Direito P�blico S�rgio Camargo acredita que o juiz v� desmembrar o processo.

Galeria de Fotos

Os presos pela invas�o ao Sindicato dos Comerci�rios do Rio, na Lapa, em 2015, foram levados pra 5� DP O DIA
Menina foi resgatada por policiais em Caxias e levada para hospital divulga��o/pol�cia civil

Coment�rios

Mais not�cias