• Siga o Meia-Hora nas redes!

Viúva ameaçada

Mônica disse não confiar nas autoridades do Rio

Mônica denunciou ameaças na Organização dos Estados Americanos
Mônica denunciou ameaças na Organização dos Estados Americanos - Daniel Castelo Branco

O Ministério dos Direitos Humanos (MDH) está articulando com outros órgãos federais e do Estado do Rio de Janeiro para oferecer medidas de proteção à viúva da vereadora Marielle Franco, a arquiteta Mônica Benício. O pedido foi feito pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA), à qual Mônica recorreu após relatar ameaças recentes. O governo tem dez dias para responder à solicitação da CIDH, a contar da última sexta-feira, dia em que o MDH foi notificado pelo Itamaraty.

Mônica prestou depoimento durante três horas, ontem, na Delegacia de Homicídios (DH), na Barra da Tijuca, e descreveu as ameaças que recebeu pela internet e pessoalmente, reveladas pelo jornal O Globo, no sábado. Ela disse que foi perseguida duas vezes na mesma noite por um carro branco, que a fechou na contramão e, mais tarde, piscou os faróis para ela na porta de sua casa. Em outra ocasião, foi ameaçada por um homem na rua. "Passei por um homem que me disse: 'Aceita que ela morreu e cuidado porque tá falando demais, a próxima pode ser você'", contou.

Ao sair da DH, Monica disse que a polícia lhe ofereceu um programa de proteção e que vai avaliar, nesta semana, a entrada. A arquiteta explicou que procurou a OEA e não os órgãos de segurança do Rio por não confiar no Estado. "Eu acho que esse foi um crime político. Confiar no Estado é confiar no Estado que matou a Marielle", declarou a viúva à imprensa, ainda na porta da delegacia.

Galeria de Fotos

Mônica denunciou ameaças na Organização dos Estados Americanos Daniel Castelo Branco
Ernesto e Ema se vestem de noivos a pedido de cliente do ateliê Victor Pollak / TV Globo
Rodrigo (detalhe) morreu após levar dois tiros e o seu carro capotar foto enviada para o zap zap do meia hora
Rodrigo Santana Reprodução Facebook

Comentários

Mais notícias