• Siga o Meia-Hora nas redes!

Casos de viol�ncia contra mulheres chocam o Brasil

Agressores parecem ignorar a Lei Maria da Penha, que completa 12 anos hoje

Mulher foi morta pelo marido no Paran�
Mulher foi morta pelo marido no Paran� - Divulga��o

Na semana de celebra��o dos 12 anos da Lei Maria da Penha, o notici�rio mais uma vez � ocupado por casos de viol�ncia contra a mulher, de Norte a Sul do Pa�s. Considerada um marco na hist�ria de defesa dos direitos das mulheres no Brasil, a Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006, mas a impress�o � de que os agressores ainda parecem ignorar a legisla��o. Segundo Rog�rio Cury, especialista em direito penal, o n�mero de processos relativos ao tema 'Viol�ncia contra a mulher' que tramitam no Judici�rio chega a quase um milh�o, sendo dez mil casos de feminic�dio (quando a mulher � morta por raz�es de g�nero). De acordo com o F�rum Brasileiro de Seguran�a P�blica, 12 mulheres s�o mortas por dia no Brasil, v�timas desse crime.

No Paran�, o Minist�rio P�blico ofereceu ontem den�ncia contra Lu�s Felipe Manvailer, de 32 anos, pela morte da esposa, Tatiane Spitzner, de 29, em Guarapuava. A advogada foi achada morta depois de cair do 4� andar do pr�dio onde morava com o marido, na madrugada de 22 de julho. Lu�s Felipe foi denunciado por homic�dio qualificado e feminic�dio.

Uma amiga de Tatiane disse que, entre mar�o e junho, a advogada mandou mensagens, reclamando que o marido era "grosseiro, est�pido" e que "tinha �dio mortal dela".

Um outro caso, ocorrido em junho, foi esclarecido ontem pela Pol�cia Civil da Bahia. O laudo cadav�rico mostrou que a recepcionista Isabel Cristina Bramont Moraes, de 35 anos, morreu por asfixia. Isabel foi levada morta para a UPA de Itapu�, em Salvador, pelo companheiro, Jairo Ernandes, no dia 22 de junho. Jairo foi preso um m�s ap�s o crime.

2

A queda de Tatiane foi na madrugada do dia 22 de julho, no Centro. Conforme a Pol�cia Civil, depois da queda, Luis Felipe recolheu o corpo de Tatiane e o levou de volta para o apartamento.

Uma testemunha ouvida pela Pol�cia Civil de Guarapuava, na regi�o central do Paran�, relatou que viu o marido recolhendo o corpo e que ouviu gritos: "Meu amor, acorda".

O marido foi preso ap�s sofrer um acidente de carro na BR-277, em S�o Miguel do Igua�u, a 340 quil�metros de Guarapuava.

Ele foi indiciado pela Pol�cia Civil por homic�dio qualificado, motivo torpe, uso de meio cruel que impossibilitou a defesa da v�tima e condi��o do sexo feminino (feminic�dio), al�m do furto do carro da v�tima. Ela nega as acusa��es e diz que a esposa se jogou da sacada.

O casal estava junto havia cinco anos e era "feliz", de acordo com a defesa do marido. O Minist�rio P�blico (MP-PR), por�m, diz que Tatiane vivia um relacionamento abusivo. A fam�lia e amigos da v�tima relataram que ela queria o div�rcio.

Casos no DF e em Minas

Em Bras�lia (DF), no domingo, Mar�lia Jane de Sousa Silva, de 58 anos, foi morta com um tiro no t�rax pelo marido, o taxista Edilson Janu�rio de Souto, de 61, no Recanto das Emas. J� em Governador Valadares (MG), ontem, a cabeleireira Tatiane Rodrigues da Silva, de 30 anos, foi morta com sete facadas pelo ex-namorado. Ela chegava em casa com o namorado atual quando foi surpreendida. O assassino conseguiu fugir, pulando um muro.

Assassinos de gr�vidas

No domingo passado, em Jaragu� do Sul (SC), Andreia Campos Ara�jo, de 28 anos, foi achada morta, enrolada em um cobertor, dentro de um carro. Ela estava gr�vida de tr�s meses. O marido dela, Marcelo Kroin, de 39, confessou o crime e foi preso. Ontem, Simone da Silva, de 25 anos, gr�vida de dois meses, foi morta por asfixia em casa, no Complexo do Alem�o, Zona Norte do Rio, pelo marido, Anderson da Silva, que fugiu.

Despedida, abra�o e facadas

A estudante Whailly Michele Mendes da Silva, de 24 anos, foi esfaqueada 13 vezes pelo ex-namorado ao dar um abra�o de 'despedida' que ele havia pedido. O caso aconteceu no s�bado, em Ibiti�va, distrito de Pitangueiras, no interior de S�o Paulo. O agressor, identificado como Maycon Felipe de Oliveira Francisco, de 19 anos, se entregou � pol�cia ontem � tarde, acompanhado de um advogado e, segundo a Pol�cia Civil de S�o Paulo, foi liberado porque n�o houve flagrante. A jovem est� internada na Santa Casa de Pitangueiras. Sua condi��o � est�vel. O agressor teve um relacionamento de seis meses com a estudante, que terminou ap�s Whailly ter sido maltratada e amea�ada por ele.

Galeria de Fotos

Mulher foi morta pelo marido no Paran� Divulga��o
A estudante Whailly Michele foi esfaqueada pelo ex-namorado Reprodu��o do Facebook
Andreia Campos Ara�jo Reprodu��o/Facebook
Tatiane Rodrigues da Silva Reprodu��o/Facebook
V�timas de feminic�dio - Simone Silva Reprodu��o/Facebook
V�timas de feminic�dio - Isabel Morais IMAGENS DE REPRODU��O

Coment�rios

Mais not�cias