• Siga o Meia-Hora nas redes!

Carnaval das culturas

Jovens de comunidades se apresentam nos três dias de festa

Paulo Maurício foi flagrado por câmeras de um shopping seguindo Karina em um carro preto
Paulo Maurício foi flagrado por câmeras de um shopping seguindo Karina em um carro preto - Divulgação / Polícia Militar

De sexta-feira (dia 24) a domingo (26), a Zona Sul carioca receberá a 13ª edição do 'Carnaval das Culturas do Mundo', que vai misturar gastronomia, arte e lembranças de vários cantos do planeta. O evento será na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, com entrada gratuita. O momento mais aguardado é o Cortejo Multicultural, domingo, às 11h, na orla, saindo da Avenida Vieira Souto, na altura da Rua Maria Quitéria.

"O cortejo é uma celebração incrível de cultura, tolerância, alegria. Devemos ser abertos para receber todo o mundo, literalmente. Ainda mais em um momento onde muitos refugiados nos procuram. Vamos falar dessa questão que nos dá uma dor danada, dos refugiados que se encontram em más condições, sem pátria, sem emprego", aponta a organizadora Lucia Sons.

A programação terá atrações como varal de poesias, oficinas culturais, encontro de corais, folclore brasileiro, roda de samba, festival de cultura cigana, festival de danças orientais e folclore árabe. Haverá também um grande festival de bandas autorais que tocarão diversos ritmos, transformando a praça em um grande baile a cada fim de dia de evento.

O evento conta com cerca de 50 projetos de comunidades. Mais de 400 jovens e crianças do Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Rocinha, Vidigal, Cidade de Deus, Gardênia Azul, Tavares Bastos, Providência, Complexo do Alemão e Borel se apresentam nos três dias de festa. A repórter do Programa Especial da TV Brasil, Fernanda Honorato, é a Rainha do Carnaval das Culturas desde 2010. Fernanda é portadora de Síndrome de Down.

"É um Carnaval diferente, que abraça todas as culturas. Digo que é 'A diversidade sem adversidade'. O voluntariado se faz presente no palco, com artistas amadores e profissionais, e nos bastidores, por aqueles que ajudam a produzir o evento", ressalta Lucia Sons.

Galeria de Fotos

A 13ª edição do Carnaval das Culturas do Mundo será em Ipanema Marcia Pelucio / Divulgação
Emocionados, militares carregaram o caixão do soldado João Viktor Marcio Mercante
Paulo Maurício foi flagrado por câmeras de um shopping seguindo Karina em um carro preto Divulgação / Polícia Militar

Comentários

Mais notícias