• Siga o Meia-Hora nas redes!

Carnaval das culturas

Jovens de comunidades se apresentam nos tr�s dias de festa

Paulo Maurício foi flagrado por câmeras de um shopping seguindo Karina em um carro preto
Paulo Maurício foi flagrado por câmeras de um shopping seguindo Karina em um carro preto - Divulgação / Polícia Militar

De sexta-feira (dia 24) a domingo (26), a Zona Sul carioca receber� a 13� edi��o do 'Carnaval das Culturas do Mundo', que vai misturar gastronomia, arte e lembran�as de v�rios cantos do planeta. O evento ser� na Pra�a Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, com entrada gratuita. O momento mais aguardado � o Cortejo Multicultural, domingo, �s 11h, na orla, saindo da Avenida Vieira Souto, na altura da Rua Maria Quit�ria.

"O cortejo � uma celebra��o incr�vel de cultura, toler�ncia, alegria. Devemos ser abertos para receber todo o mundo, literalmente. Ainda mais em um momento onde muitos refugiados nos procuram. Vamos falar dessa quest�o que nos d� uma dor danada, dos refugiados que se encontram em m�s condi��es, sem p�tria, sem emprego", aponta a organizadora Lucia Sons.

A programa��o ter� atra��es como varal de poesias, oficinas culturais, encontro de corais, folclore brasileiro, roda de samba, festival de cultura cigana, festival de dan�as orientais e folclore �rabe. Haver� tamb�m um grande festival de bandas autorais que tocar�o diversos ritmos, transformando a pra�a em um grande baile a cada fim de dia de evento.

O evento conta com cerca de 50 projetos de comunidades. Mais de 400 jovens e crian�as do Cantagalo, Pav�o-Pav�ozinho, Rocinha, Vidigal, Cidade de Deus, Gard�nia Azul, Tavares Bastos, Provid�ncia, Complexo do Alem�o e Borel se apresentam nos tr�s dias de festa. A rep�rter do Programa Especial da TV Brasil, Fernanda Honorato, � a Rainha do Carnaval das Culturas desde 2010. Fernanda � portadora de S�ndrome de Down.

"� um Carnaval diferente, que abra�a todas as culturas. Digo que � 'A diversidade sem adversidade'. O voluntariado se faz presente no palco, com artistas amadores e profissionais, e nos bastidores, por aqueles que ajudam a produzir o evento", ressalta Lucia Sons.

Galeria de Fotos

A 13� edi��o do Carnaval das Culturas do Mundo ser� em Ipanema Marcia Pelucio / Divulga��o
Emocionados, militares carregaram o caix�o do soldado Jo�o Viktor Marcio Mercante
Paulo Maurício foi flagrado por câmeras de um shopping seguindo Karina em um carro preto Divulgação / Polícia Militar

Coment�rios

Mais not�cias