• Siga o Meia-Hora nas redes!

C�rio de Nazar� no Rio

Feira de S�o Crist�v�o recebe imagem peregrina

O Rio de Janeiro herdou uma tradi��o cat�lica de Bel�m do Par�: o C�rio de Nazar�. Neste domingo, a partir das 13h30, na Feira de S�o Crist�v�o (Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradi��es Nordestinas), a imagem peregrina da Virgem de Nazar� ser� recepcionada com muita festa, fogos e manifesta��es de devo��o dos fi�is.

"Aqui na Feira de S�o Crist�v�o o respeito � devo��o dos feirantes e tradi��es est�o em primeiro lugar", diz a gestora municipal do Centro Municipal, Magna Fernandes.

Esta � a d�cima edi��o do C�rio de Nazar� na cidade, trazido ao Rio pelo Cardeal Dom Orani Jo�o Tempesta, que por quatro anos foi arcebispo de Bel�m do Par�. O C�rio de Nazar� ocorre tradicionalmente no segundo domingo de outubro em Bel�m do Par� e, neste ano de 2018, trar� como tema: "Uma jovem chamada Maria".

Um 'minic�rio' ser� realizado na Feira de S�o Crist�v�o com a distribui��o de peda�os da corda utilizada durante a prociss�o pelos romeiros que testemunham sua devo��o. Acolhendo a imagem peregrina vinda diretamente de Bel�m pela d�cima vez, os feirantes e visitantes da feira, juntamente com o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Jo�o Tempesta, realizar�o a troca do manto de Nossa Senhora de Nazar�, que fica exposta em um orat�rio localizado no local.

Segundo o presidente da Associa��o Cultural Nossa Senhora Rainha de Todos os Santos, Fl�vio Xavier, a expectativa � grande por receber mais uma vez a imagem da Santa. "� sempre um motivo de muita alegria, prazer, e acima de tudo, de muita honra. Apesar de n�o ser uma institui��o religiosa estabelecida, a f� do povo torna o local um dos maiores centros de venera��o a Nossa Senhora", finalizou o feirante.

Coment�rios

Mais not�cias