• Siga o Meia-Hora nas redes!

Come�a o trabalho

Estrutura ser� escorada para garantir a seguran�a

O inc�ndio que destruiu grande parte do acervo do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio, completou uma semana ontem, mas as causas seguem sem respostas. Hoje come�a o trabalho de estabiliza��o da estrutura do pr�dio com a coloca��o de tapumes, vigas de sustenta��o nas paredes e tamb�m uma cobertura para proteger o que est� dentro do pr�dio do museu.O pr�ximo passo ser� retirar dos escombros as pe�as do acervo que resistiram ao fogo, para ent�o fazer um levantamento desses itens.

Uma equipe de especialistas, sob o comando de arque�logos do museu realizar� o trabalho de escava��es e buscas, com apoio de engenheiros contratados para garantir a seguran�a nos escombros.

Parte do acervo da cole��o dos povos ind�genas do Brasil, que estava em uma exposi��o em Bras�lia, al�m de 1,450 milh�o de itens das cole��es de bot�nica, vertebrados, invertebrados, e 500 mil livros, que tamb�m n�o estavam no pr�dio na noite do inc�ndio, foram preservados.

A vice-diretora do Museu Nacional, Cristiana Serejo confirmou � Ag�ncia Brasil que, amanh� come�am a chegar no Rio t�cnicos da Organiza��o das Na��es Unidas para a Educa��o, a Ci�ncia e a Cultura (Unesco) que v�o auxiliar nos trabalhos. A institui��o ofereceu especialistas que j� trabalharam em tsunamis e outros desastres para ajudar na remo��o dos escombros.

A expectativa � de que no decorrer dessa semana, sejam liberados R$ 10 milh�es do Minist�rio da Educa��o para a��es emergenciais na seguran�a do pr�dio.

Coment�rios

Mais not�cias