• Siga o Meia-Hora nas redes!

Acabou, animal!

Plebiscito determina fim das charretes em Petrópolis

Fernanda Lima apresenta o programa 'Amor & Sexo', da Globo
Fernanda Lima apresenta o programa 'Amor & Sexo', da Globo - Ney Coelho / TV Globo

O Centro Histórico de Petrópolis, na Região Serrana, não terá mais visitação por tração animal. A decisão foi tomada através de um plebiscito realizado no domingo durante as eleições. Cerca de 111 mil de eleitores votaram a favor do término da prática e 51 mil contra. Os votos em branco somaram 8.155, enquanto os nulos totalizaram 5.732. Além de votarem para presidente, governador, senadores e deputados, os petropolitanos decidiram o destino das 'vitórias', como são conhecidas as charretes. O nome foi dado em homenagem à rainha Victória da Inglaterra. Os cavalos serão levados para um santuário, que não teve o seu local divulgado, e darão lugar a carrinhos elétricos.

Atualmente, as 13 'vitórias' que circulam no Centro Histórico estão cadastradas na Prefeitura. São 39 cavalos, em escala de revezamento.

"A substituição por 'charretes elétricas' será uma boa oportunidade para o turismo. Ninguém quer tirar o emprego de ninguém, nós queremos a garantia que os charreteiros continuarão com os veículos", disse Reynaldo Velloso, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ. "Acredito que até o final do ano todos os equinos serão retirados das ruas. Depois, nós vamos estipular as estratégias e conversar com o Ministério Público porque, pela Constituição, eles são os guardiões do meio ambiente e os animais estão inseridos nesse meio", completou.

A prefeitura explicou, em nota, que aguarda a notificação da Câmara Municipal, que solicitou o plebiscito, sobre o resultado das urnas. Medida semelhante já foi adotada na ilha de Paquetá.

Galeria de Fotos

Fernanda Lima apresenta o programa 'Amor & Sexo', da Globo Ney Coelho / TV Globo
Miliares capturaram armamentos de criminosos na comunidade Reprodução WhatsApp
Williams foi preso por agressão Divulgação

Comentários

Mais notícias