Mais Lidas

Relógios se adiantam em uma hora e a galera pira em todo o país

Horário de verão só começa no dia 4 de novembro

Quem usa relógio de pulso não foi afetado pela confusão que atingiu operadoras de TV a cabo e telefonias
Quem usa relógio de pulso não foi afetado pela confusão que atingiu operadoras de TV a cabo e telefonias -

Rio - Em tempos de fake news, até o relógio confundiu as pessoas. E não foi por causa de notícias falsas sobre os presidenciáveis no WhatsApp. Pela segunda vez em menos de uma semana, o horário marcado na tela de celulares e computadores foi adiantado automaticamente em uma hora. O 'bug' ocorreu em todo o país. No Rio, até os relógios de rua foram afetados. Neste ano, o horário de verão só começa a partir da meia-noite de 4 de novembro.

De acordo com o especialista em tecnologia Paulo Neves, o adiantamento deste final de semana pode ter sido causado por falta de atualização. "Não tem nada a ver com hackers. Esse tipo de sistema é programado com muita antecedência. A mudança do horário de verão ocorre sempre nesta época, o que faz com que os equipamentos mudem automaticamente", explica. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel e Pessoal (SindTelebrasil), a mudança não foi causada pelas operadoras. Na semana passada, usuários da Tim passaram pelo mesmo problema. A empresa admitiu a falha.

A 'louca' nos horários atrapalhou a vida de muita gente, desde feirantes a atletas amadores. Yuri Nicolai, de 32 anos, chegou uma hora antes do início de uma corrida, no Aterro do Flamengo. "A largada estava marcada para as 7h. Pelo horário, era para estar lotado. Só aí percebi que algo estava errado", contou.

Estudantes devem ficar atentos ao Enem

Tradicionalmente, o horário de verão começa no terceiro final de semana de outubro. No entanto, a data foi adiada para a meia-noite de 4 de novembro devido ao segundo turno das eleições. A mudança vai ocorrer no mesmo dia que será realizada a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Às vésperas da prova, os relógios dos estudantes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal deverão ser adiantados em uma hora.

Com a futura mudança, o país passará a ter quatro fusos diferentes. Por isso, é importante estar atento ao fechamento dos portões. No Rio, os estudantes deverão seguir o horário de Brasília e terão entre 12h e 13h para o acesso aos locais de prova.

Comentários