Mais Lidas

Pai de santo executado em evento no terreiro

Polícia investiga se assassinato tem ligação com disputa por espaço em Nova Iguaçu

O terreiro onde Leandro (no detalhe) foi morto fica na área rural do município de Nova Iguaçu
O terreiro onde Leandro (no detalhe) foi morto fica na área rural do município de Nova Iguaçu -

Uma disputa por terreiros de umbanda em Nova Brasília, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, pode ter sido a causa da execução do pai de santo Leandro Souza de Jesus, de 32 anos, na noite de quarta-feira. Ele foi morto com cinco tiros (um deles na cabeça) quando participava de evento religioso no local, onde morava com outras oito pessoas. A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) está investigando o caso.

De acordo com testemunhas, por volta das 22h30, dois homens vestidos com capas de chuva e capacetes chegaram ao terreiro. Enquanto o pai de santo estava incorporado, um deles entrou na residência e disparou cinco vezes. Cerca de 50 pessoas participavam da cerimônia e viram tudo. Após atirarem em Leandro, os criminosos foram embora, mas, minutos depois, voltaram para conferir se a vítima estava realmente morta.

No bairro Nova Brasília existem vários terreiros de umbanda e, há três meses, Leandro se mudou para o local, tornando-se mais um líder religioso na região. Denúncias apontam que pais de santo mais antigos teriam se desentendido com Leandro.

"Eu estava desvirando um santo e vi os dois homens olhando um para o outro e cochichando. Quando vi que eles manobraram para entrar, voltei correndo para avisar os filhos de santo e corri para dentro do mato. Depois, ouvi os cinco tiros. Eles chegaram direto nele, que estava incorporado", contou uma testemunha.