Mais Lidas

ANS muda cálculo dos reajustes

Novo método pode ser prejudicial a clientes

Usuários de planos de saúde podem ter dificuldade de arcar com o reajuste dos convênios nos próximos anos. A diretoria da Agência Nacional de Saúde (ANS) estuda adotar nova forma de cálculo de correção anual, tanto para planos individuais quanto familiares. Os órgãos de defesa do consumidor já mostram preocupação, afirmando que o novo método tende a favorecer mais as operadoras.

Segundo a ANS, a proposta que deverá substituir o modelo atual combina a variação de despesas assistenciais com o IPCA. A ideia é que a variação represente custos com atendimento a beneficiários, enquanto o índice de inflação cuidará de despesas da operadora, como as administrativas.

Pesquisadora do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Ana Carolina Navarrete afirmou que o órgão analisa documentos disponibilizados pela agência. Ela acredita, no entanto, que a metodologia tende a falhar.

Em 13 de novembro, a ANS vai ouvir entidades e usuários sobre o estudo em audiência pública às 8h30, no auditório da Secretaria de Fazenda, na Presidente Vargas 670, no Rio. O Procon Carioca já confirmou presença para avaliar a complexidade do cálculo.