Mais Lidas

Diferença de 12 pontos

Pesquisa mostra Witzel (PSC) ainda na frente com 56%, contra 44% de Paes (DEM)

Lindoso espera que o Fogão se aproveite do desgaste do Furacão
Lindoso espera que o Fogão se aproveite do desgaste do Furacão -

O candidato Wilson Witzel (PSC) manteve a liderança com 56% dos votos válidos, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem. Eduardo Paes (DEM) reduziu dez pontos percentuais em uma semana e chegou a 44%, chegando à diferença de 12 pontos de seu adversário.

Na pesquisa Datafolha da semana passada o ex-juiz federal tinha 61% dos votos válidos, enquanto Paes tinha 39%. Para calcular os votos válidos são excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. O procedimento é utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

O instituto também mediu a rejeição aos dois candidatos ao governo do Rio. Entre os entrevistados, 52% afirmaram que não votariam em Paes de jeito nenhum. A taxa de rejeição a Witzel é de 39%. Disseram que votariam com certeza em Paes, 32%, em Witzel, 41%. Os entrevistados também responderam em quem talvez votariam. Nesse quesito, Wilson teve 17% e Paes, 14%. Já os que não souberam foram 2%.

O Datafolha também fez a seguinte pergunta: 'Em relação ao seu voto você diria que'. Para a resposta 'está totalmente decidido a votar', Witzel recebeu 88%. Eduardo Paes teve 80%. A outra opção era 'o voto ainda pode mudar', no qual Witzel teve 12% e Paes 20%.

Nos votos totais, o candidato do PSC teve 47% e o candidato pelo DEM 37%. Branco ou nulo ficou em 11%. Não sabe ou não respondeu, 6%.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo e Folha de S.Paulo, ouviu 1.481 eleitores de 42 municípios, entre quarta-feira e ontem.