Mais Lidas

Incêndio e três mortes em hospital na Barra

Pacientes morrem durante a transferência do CER para o Lourenço Jorge

Incêndio destruiu o 2º andar da Coordenação de Emergência Regional, na Barra. Prefeito Marcelo Crivella esteve no local -

Três pessoas morreram durante o incêndio que atingiu, na tarde de ontem, a Coordenação de Emergência Regional (CER) Barra, que é um prédio anexo ao Hospital Municipal Lourenço Jorge. A informação foi passada a jornalistas pelo prefeito Marcelo Crivella na porta da unidade de saúde. Ainda segundo o chefe do Executivo municipal, elas teriam morrido quando eram transferidas da CER Barra para o hospital, que fica ao lado.

"Todos foram transferidos para o Lourenço Jorge. Não houve feridos no incêndio, mas, na transferência, três casos graves vieram a óbito. Infelizmente lamentamos os óbitos. O pessoal do governo federal colocou à disposição os hospitais. No momento do fogo, tínhamos cerca de 50 pacientes, todos acolhidos no Lourenço Jorge. Os mais graves vão ser transferidos para o Souza Aguiar, Salgado Filho e Miguel Couto", disse o prefeito.

Ainda segundo Crivella, o fogo começou na parte de cima no laboratório, ao lado de uma área de descanso. A parte de baixo do CER não teve nenhum dano, já a parte de cima tem que ser reconstruída.

De acordo com a técnica de Laboratório Carolina Nunes, a CER apresentava picos de luz durante o dia, o que pode ter ocasionado um curto-circuito. "Hoje (ontem) de manhã estava tendo picos de luz, caiu três vezes. Nós achamos que era normal porque estava muito quente. Quando foi umas 15h30 falaram que tava pegando fogo, a gente acha que foi algum ar-condicionado que deu curto".

Bombeiros 24 horas

Crivella falou, ainda, sobre o projeto de lei que mandou para a Câmara dos Vereadores, onde quer aprovar a presença 24h dos bombeiros em locais com fluxos de pessoas. O incêndio ocorre dias depois de o prefeito anunciar cortes de 239 equipes da Atenção Básica. Ao todo, 1,4 mil serão demitidas na reestruturação. Na quinta-feira, cerca de 800 médicos entraram em greve nas clínicas da família do Rio.

Desespero foi geral

Questionada sobre a quantidade de pacientes, Carolina informou que tinham 15 pacientes na sala vermelha, 36 na amarela, duas crianças na pediatria e outros na sala verde. "Estava na hora da visita, alguns acompanhantes começaram a chorar para retirar os internados. Foi um desespero maior ainda. Mas a gente tinha que tirar primeiro os pacientes que estavam graves na sala vermelha, para depois acalmar o resto do povo", contou ela.

Incêndio destruiu o 2º andar da Coordenação de Emergência Regional, na Barra. Prefeito Marcelo Crivella esteve no local Marcio Mercante / Agencia O Dia
Crivella: 'Não houve feridos no incêndio, mas, na transferência, três casos graves vieram a óbito' Marcio Mercante / Agencia O Dia