Mais Lidas

Transporte tecnológico

Conduções do Rio vão aceitar cartões de crédito e débito e pagamentos via celular

Em até um ano e meio, o transporte público do estado do Rio terá novos meios de pagamentos de passagens. Com objetivo de preparar o parque tecnológico de validadores para a inserção de novos métodos de pagamento, a Secretaria de Estado de Transportes publicou, no Diário Oficial de ontem, a resolução sobre a atualização dos equipamentos das permissionárias e concessionárias de transporte público sob competência do Estado do Rio de Janeiro (trem, metrô, barcas, ônibus intermunicipais e vans intermunicipais).

De acordo com a publicação, os validadores deverão ser compatibilizados com as versões mais recentes das especificações NFC (Near Field Communication), para que seja possível os passageiros utilizarem dispositivos, como celular, relógio e tablet; e EMV (Europay, MasterCard e Visa), para aceitação de cartões sem contato das bandeiras emissoras de cartões de crédito, débito e pré-pago.

As permissionárias e concessionárias terão o prazo máximo de 18 meses, a contar da publicação do texto, para a compatibilização ou substituição de todos os validadores dos sistemas de transporte.

O secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, contou que essa novidade já é usada em outros países: "A possibilidade de utilizar cartões de crédito, débito e pré-pago, além do próprio celular para pagamento de transporte de massa é uma tendência mundial, já em utilização em grandes cidades, como Londres, Nova Iorque e Madri".