Mais Lidas

O Natal da gentileza

Projetos sociais dão início à temporada de doações para festas de fim de ano

'Eu estou muito ansioso e animado pro Natal. Quero ganhar uma bicicleta e uma bola". O desejo de Clayton Nascimento, de 10 anos, integrante do projeto social Recriando Raízes, de Costa Barros, na Zona Norte, é o de diversas crianças carentes, que, por meio de ONGs, têm a data como um marco de afeto e felicidade. As instituições, que arrecadam brinquedos, alimentos, fraldas e até material escolar, já começaram a receber doações. A campanha na ONG vai até o dia 21 de dezembro e pede roupas, brinquedos e kit escolar novos.

A Cáritas, que acolhe e atende pessoas de mais de 60 nacionalidades, está arrecadando, até 26 de novembro, doações como alimentos e itens de higiene para o Natal de 150 pessoas. A Associação Pestalozzi, de Niterói, pede presentes e roupas novos para 570 crianças e adolescentes.

O Vidiga Social promove há sete anos a festa de Natal para mil crianças do Vidigal. O Voluntários do Bem pretende ajudar 350 crianças de Jardim Gramacho, dois orfanatos, 150 animais, um asilo de 35 idosos e 200 moradores de rua este ano. Há pontos de arrecadação de roupas, ração, brinquedos e alimentos.

O projeto Natal Sem Fome pretende ajudar um milhão de pessoas em todo o Brasil. A campanha pede doação de alimentos não perecíveis. No Projeto Amigos, seis instituições serão atendidas pelas doações. Na ONG Sonhar Acordado, cerca 1,4 mil crianças de comunidades vão participar da festa de fim de ano.