Mais Lidas

Dia de verão na primavera

Cariocas lotam praias no feriado de sol, calor e máxima de 38 graus

A Praia de Ipanema virou um verdadeiro mar de guarda-sóis
A Praia de Ipanema virou um verdadeiro mar de guarda-sóis -

O forte calor que deu um tom de verão ao Rio de Janeiro em plena primavera, ontem, levou milhares de cariocas a aproveitarem o início do feriado prolongado nas praias. Segundo o Alerta Rio, os termômetros alcançaram a máxima de 38 graus, mas hoje o tempo deve virar: a previsão é de chuva forte, acompanhada de rajadas de vento e muitos raios.

A temperatura máxima prevista para hoje é de 28 graus e a mínima, de 20 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Amanhã, o dia também deve ter chuva fraca e tempo nublado. No domingo, a previsão é de pancadas de chuva ao longo do dia, com possibilidade de raios. Os termômetros deverão chegar a 35 graus. Na segunda e na terça-feira, feriado do Dia da Consciência Negra, a passagem de uma nova frente fria vai trazer chuva forte, com trovoadas.

Quem quis aproveitar o feriadão fora do Rio enfrentou engarrafamentos. O movimento para Niterói e Região dos Lagos ontem foi intenso, com mais de 95 mil veículos atravessando a Ponte Rio-Niterói. Na Rodoviária Novo Rio, mais de 40 mil passageiros embarcaram para destinos como Costa Verde, Serra e Região dos Lagos. O movimento no terminal rodoviário deve chegar a mais de 285 mil passageiros até o fim do feriadão.

No Dia da Proclamação da República, ontem, o Museu da República, no Catete, Zona Sul do Rio, completou 58 anos de fundação. Com atrações musicais e inauguração de duas exposições, a programação também lembrou o Museu Nacional, que foi destruído por um incêndio de grandes proporções em setembro. Charges, fotografias e desenhos do artista Carlos Latuff lembram o acervo de 200 anos do Museu da República.