Mais Lidas

Projetos sociais abrem temporada de doação para as festas

Saiba como ser um voluntário

Associação Pestalozzi de Niterói faz festa de Natal para crianças
Associação Pestalozzi de Niterói faz festa de Natal para crianças -

Rio - 'Eu estou muito ansioso e animado pro Natal. Quero ganhar uma bicicleta e uma bola". O desejo de Clayton Nascimento, de 10 anos, integrante do projeto social Recriando Raízes, de Costa Barros, na Zona Norte, é o de diversas crianças carentes, que por meio de ONGs, têm a data comemorativa em dezembro como um marco de afeto e felicidade. As instituições, que arrecadam doações de brinquedos, alimentos, fraldas e até material escolar, já começaram as campanhas e procuram voluntários para atender os pedidos natalinos.

Clayton, por exemplo, perdeu a mãe há três anos, vítima de um câncer, e viu sua vida mudar depois do projeto, que atende 120 crianças e 30 jovens. "A festa de Natal é especial, pois eles se sentem protagonistas. É quando podem comer com fartura, recebem um presente. Esse acolhimento é essencial na favela, estamos perdendo nossas crianças para o tráfico", enfatizou o coordenador Richard Silva, de 33 anos. A campanha na ONG vai até dia 21 de dezembro e pede roupas, brinquedos e kit escolar novos.

A entidade Cáritas, que acolhe e atende pessoas de mais de 60 nacionalidades, está arrecadando, até 26 de novembro, na sede no Maracanã, doações como alimentos e itens de higiene para o Natal de 150 pessoas. Já a Associação Pestalozzi, de Niterói, faz no dia 13 sua festa para 570 crianças e adolescentes que estudam ou fazem tratamento na instituição, e pede doações de presentes e roupas novos.

O projeto Voluntários do Bem pretende ajudar 350 crianças de Jardim Gramacho, dois orfanatos, 150 animais, um asilo de 35 idosos e 200 moradores de rua neste ano. Há pontos de arrecadação de roupas, ração, brinquedos e alimentos em vários bairros. "A gente acredita que vai ajudar, e na verdade somos ajudados. A alegria deles valor nenhum paga", afirmou a organizadora Natália Lima.

Festa no Vidigal

No Vidigal, o taxista Fábio Luiz, 34, promove há sete anos a festa de Natal para mil crianças da comunidade, no projeto Vidiga Social. "Tem Papai Noel, lanches e brincadeiras", contou. A campanha do RioSolidário vai até o dia 7 e arrecada, na sede em Laranjeiras, brinquedos e livros novos para os pequenos de até 14 anos de 20 instituições. No ano passado, a ONG arrecadou 2.532 presentes e a expectativa é que o número aumente.

O projeto Natal Sem Fome, retomado no ano passado, tem a meta de ajudar 1 milhão de pessoas em todo Brasil. A campanha pede alimentos não perecíveis. No Projeto Amigos, seis instituições serão atendidas pela doação de brinquedos, kit escolar, produtos de higiene, além de calcinhas, cuecas e meias.

Na ONG Sonhar Acordado, cerca 1,4 mil crianças de várias comunidades vão participar da festa de fim de ano. "A maioria não tem nem alimentação no Natal, então o evento recupera essa esperança", contou Giselle Campos, 35, coordenadora de presentes da ONG. As doações devem ser feitas até 2 de dezembro.

Contribua

Veja como ajudar os projetos sociais:

- Sonhar Acordado

Rua Mary Pessoa 274, Gávea. E-mail: voluntarios.rio@sonharacordado.org.br

- Recriando Raízes

Rua Cândido Macedo Júnior 13, Costa Barros. Tel.: (21) 3847-0092

- Voluntários do Bem

www.facebook.com/VoluntariosDoBemVB. Tel.: (21) 99952-1998 Natália

- Cáritas

Rua São Francisco Xavier 483, Maracanã. Tels.: (21) 2567-4105 / (21) 98463-6504

- Projeto Amigas

www.projetoamigos.org

- Vidiga Social

Tel.: (21) 98364-7749 Fábio

- Pestalozzi

Estrada Caetano Monteiro 857, Pendotiba, Niterói. Tel.: (21) 2199-4419

- Riosolidário

Travessa Eurícles de Matos 17, Laranjeiras. Tel.: (21) 2334-3916

- Natal Sem Fome

www.natalsemfome.org.br. Tel.: (21) 223-37460

- Correios

Adoção de cartinhas das crianças será até 26 de novembro. A entrega de presentes pode ser feita até 30 de novembro, na mesma agência onde foi realizada a adoção. Interessados podem encontrar as cartas em 159 pontos de apadrinhamento em 91 municípios no Rio. Os endereços estão no site www.blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios.

*Estagiária sob supervisão de Angélica Fernandes

Associação Pestalozzi de Niterói faz festa de Natal para crianças Divulgação
Projeto Voluntários do Bem faz Campanha de Natal para crianças, idosos, moradores e animais de rua Reprodução
Doação brinquedos AFARJ André Gomes de Melo
Doação de brinquedos para a creche comunitária Tia Alice - Jaceré André Gomes de Melo
ONG Sonhar Acordado Divulgação
Projeto Voluntários do Bem faz Campanha de Natal para crianças, idosos, moradores e animais de rua Reprodução
Projeto Sonhar Acordado faz festa de Natal Reprodução