Mais Lidas

Apresentações e homenagens

Dia Nacional da Consciência Negra tem eventos no Rio e na Baixada

Portal dos Procurados divulgou ontem o cartaz com nova recompensa. Ecko é acusado de liderar a Liga da Justiça
Portal dos Procurados divulgou ontem o cartaz com nova recompensa. Ecko é acusado de liderar a Liga da Justiça -

O Dia Nacional da Consciência Negra, hoje, atribuído ao aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência à escravidão, há 323 anos, será marcado por várias atividades no Rio e outros pontos do estado. Muitas se estenderão até o fim da semana. Estão previstas apresentações de danças típicas, homenagens, exposições, palestras e gastronomia.

Hoje, em Madureira, o Projeto Criolice fará o Zumbi Vive, com palestras, homenagens, rodas de samba e de jongo, com a bateria do Império Serrano. A entrada é gratuita na festa, que será no Viaduto Negrão de Lima, a partir das 12h.

Na Praça 11, o Cortejo da Tia Ciata, com a escultura da cozinheira e mãe de santo que foi influente no surgimento do samba carioca, sairá do Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, na Rua Benedito Hipólito 125, às 10h. O grupo vai até a estátua de Zumbi, na Avenida Presidente Vargas.

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, encerra o evento Tradições do Líder Zumbi dos Palmares. No Calçadão da Nilo Peçanha, em frente ao Monumento do Zumbi, entre 14h e 20h, terá apresentação das bandas Ojuobá Axé e Batuque da África, batalha do passinho, capoeira, Feira Expo Caxias, oficina de customização, ato ecumênico e feijoada.

Além dos eventos, o Consulado dos Estados Unidos no Rio oficializará, amanhã, a liberação de R$ 1,8 milhão para obras no sítio arqueológico do Cais do Valongo, na Região Portuária. O projeto, segundo a Prefeitura do Rio, começará no ano que vem. O local, considerado Patrimônio Cultural Mundial da Unesco em 2017, é o único vestígio material da chegada de cerca de um milhão de africanos escravizados à América.