Mais Lidas

Feira de emprego facilita a entrada de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Evento acontecerá nos dias 6 e 11 de dezembro com duas mil oportunidades

Feira de Emprego da Pessoa com Deficiência de 2016
Feira de Emprego da Pessoa com Deficiência de 2016 -

Em época de crise, o número de pessoas que buscam emprego aumenta. Se o candidato tem alguma necessidade especial, a procura pode ser ainda mais difícil. De acordo com o Panorama Nacional e Internacional da Produção de Indicadores Sociais, divulgado este ano pelo IBGE, quase 6,7% da população brasileira são compostos por pessoas que têm algum tipo de deficiência. Com o objetivo de abrir o mercado de trabalho para elas, durante os dias 6 e 11 de dezembro será realizada a 4ª Feira de Emprego da Pessoa com Deficiência, na Zona Norte e no Centro do Rio.

O evento contará com a participação de mais de cem empresas que oferecerão cerca de duas mil oportunidades de trabalho em diversas áreas para pessoas com deficiência e reabilitados pelo INSS. Além da feira, nos dias 22, 27, 29 e 4, será realizado o Dia D, organizado pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). Na ocasião, os interessados poderão tirar Carteira de Trabalho, além de se cadastrar em vagas de emprego nas empresas cadastradas.

Segundo Marcelo Freitas, coordenador do Projeto de Inserção de Pessoas com Deficiência (PcD) e reabilitados do INSS, o evento traz uma carga de responsabilidade social, além de ser ideal para fazer a ponte entre o trabalhador e as empresas.

“O Dia D é a oportunidade para trazer à sociedade a questão da inclusão não só como uma atitude de responsabilidade social, mas também de aproveitamento das potencialidades que estão sendo descartadas. Além da descoberta das virtudes produtivas da diversidade, é um momento para alavancar as opções de recrutamento das empresas e as oportunidades para os candidatos. Ao mesmo tempo, promove a integração destes com os diversos atores da questão da inserção de PcD e reabilitados na sociedade”, explica ele, afirmando ainda que a média de pessoas atendidas por evento é de duas mil: "Cerca de 40% delas conseguem um trabalho".

A feira é uma realização do Ministério do Trabalho em parceira com a Rede Incluir, um grupo de inclusão que trabalha buscando a capacitação das pessoas com deficiência e sua inserção no mercado de trabalho. Para isso, tem a parceria do Sine estadual e municipal e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Especialistas das áreas de Saúde e de Previdência Social estarão presentes para esclarecer dúvidas. De acordo com o censo do IBGE deste ano, aproximadamente 15% dos cariocas estão desempregados. A feira é a chance ideal para quem se encaixa nesse quadro e tenta mudar de vida.

Feira de Emprego da Pessoa com Deficiência de 2016 - DIVULGAÇÃO

SERVIÇO:

Feira de Emprego da Pessoa com Deficiência

Quando: 6/12

Hora: 10h às 16h

Local: Quadra da Portela

Endereço: Rua Clara Nunes, 81, em Oswaldo Cruz.

Quando: 11/12

Hora: 10h às 16h

Local: Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.

Endereço: Avenida Chile, 245, no Centro.

Dia D

Quando: 22/11

Hora: 9h30 às 16h

Local: Sesc Duque de Caxias

Endereço: Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 764, no Jardim Vinte e Cinco de Agosto

Quando: 27/11 

Hora: 9h30 às 16h

Local: Sest/Senat

Endereço: Rua João brabo, 1, Barbará, em Barra Mansa 

Quando: 29/11

Hora: 9h30 às 16h

Local: Universidade Católica de Petrópolis

Endereço: R. Benjamin Constant, 213, no Centro

Quando: 4/12

Hora: 9h30 às 16h

Local: Espaço Niemeyer

Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, no Centro de Niterói

Feira de Emprego da Pessoa com Deficiência de 2016 DIVULGAÇÃO
Feira de Emprego da Pessoa com Deficiência de 2016 DIVULGAÇÃO