Mais Lidas

BRT alvo de vandalismo

Estação é atacada pela oitava vez em seis meses, em Madureira

Nem os monitores das estações escaparam da fúria dos vândalos
Nem os monitores das estações escaparam da fúria dos vândalos -

A Estação Otaviano do BRT, em Madureira, foi vandalizada pela oitava vez em seis meses, no fim de semana passado. Em maio, a estação do corredor Transcarioca foi fechada após furto de equipamentos, passou por reformas e estava prestes a ser reinaugurada quando, em outubro, foi depredada de novo e os equipamentos, que estavam sendo recolocados, foram furtados. Sábado passado um novo ataque aconteceu.

A estação é uma das 23 que estão fechadas desde maio por falta de segurança. As outras 22 fazem parte do eixo da Cesário de Melo, em Campo Grande, e integram o corredor Transoeste.

Um outro local alvo de vandalismo é o elevador que dá acesso à estação Manaceia, também em Madureira. Recentemente, o elevador foi destruído, botões arrancados, a parte elétrica danificada e portas furtadas. Não há previsão para que volte a funcionar.

Um dos três elevadores do Terminal Jardim Oceânico também foi atacado na madrugada de segunda-feira e, desde então, está parado. Segundo o BRT, foi feita a requisição para a compra de equipamentos de reparo. Os outros dois continuam funcionando.

De acordo com o BRT, todas as estações já sofreram algum tipo de vandalismo e as depredações em portas, catracas, elevadores, monitores e máquinas de autoatendimento ocorrem diariamente, provocando um prejuízo de cerca de R$ 1,4 milhão por mês.