Mais Lidas

Piloto e copiloto são encontrados vivos após quatro dias desaparecidos

John Cleiton Venera e Marcelo Balestrin foram resgatados em uma região do Pantanal, passaram por cirurgias e apresentam bom estado de saúde

Cerca de 30 militares da FAB participaram dos quatro dias de buscas
Cerca de 30 militares da FAB participaram dos quatro dias de buscas -

Rio - Um piloto e um copiloto que estavam desaparecidos desde a última sexta-feira foram resgatados com vida na noite desta terça-feira. John Cleiton Venera e Marcelo Balestrin foram resgatados em uma região do Pantanal, na Serra do Mangaval, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá.

Segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB), os dois foram socorridos em um helicóptero da FAB e levados até o Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG). Em seguida, foram transferidos para o Hospital Santa Rosa, unidade de saúde particular em Cuiabá. 

Eles chegaram conscientes ao hospital, mas debilitados. Passaram por cirurgia e apresentam estado de saúde bom. O piloto John Cleiton Venera quebrou uma perna e o copiloto Marcelo Balestrin quebrou as duas pernas, e apresentava cortes no rosto e escoriações.

O resgate, prejudicado pelas chuvas nos últimos dias, foi realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar e Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

“Já era o quarto dia de buscas e decolamos por volta das 17h para fazer um padrão onde ainda não havíamos passado com o helicóptero. Cerca de uma hora depois da decolagem ouvimos o sinal do ELT [Emergency Locator Transmitter] e continuamos circulando na região. Logo depois, nossa tripulação avistou a aeronave e já dava pra ver o pessoal acenando pra gente, mostrando que estavam vivos”, conta o Tenente Aviador Fábio Rachildes Pinto.

O avião de pequeno porte, prefixo PT-ICN, decolou da cidade de Pimenta Bueno (RO) com destino a Cuiabá, mas perdeu o contato com os órgãos de controle a aproximadamente 120 km da capital mato-grossense. Ainda não se sabe o motivo da queda. Quando as vítimas estiverem recuperadas, prestarão esclarecimentos às autoridades.

Os órgãos de segurança começaram as buscas na manhã de sábado e chegaram a realizar mais de 40 horas de voo durante esse período. Cerca de 30 militares estiveram envolvidos nos quatro dias de buscas.