Mais Lidas

A rotina do detento Pezão no presídio

'Férias' do governador não têm o luxo do spa onde passou uma semana em 2017

Mesmo preso, Pezão foi cumprimentado por um PM fardado, ontem, durante o hasteamento da bandeira
Mesmo preso, Pezão foi cumprimentado por um PM fardado, ontem, durante o hasteamento da bandeira -

As 'férias forçadas' impostas ao governador Luiz Fernando Pezão (MDB), neste final de 2018, são totalmente diferentes das que ele tirou em 2017. Preso desde o dia 29 de novembro no Batalhão Especial Prisional (BEP) da Polícia Militar, em Niterói, Pezão foi flagrado pelo helicóptero da TV Globo dentro da cadeia, de chinelos, camiseta e shorts, participando do hasteamento da bandeira, que acontece todas as sextas-feiras, sempre às 8h, e faz parte da rotina militar do próprio BEP. O governador também é obrigado a ficar em forma durante a apresentação militar.

No ano passado, o número 1 do Executivo fluminense curtiu uma semana de férias em um spa de luxo com diárias que podiam chegar a mais de R$ 14 mil, em Penedo, no Sul do estado. Enquanto o governador aliviava o estresse no spa de luxo, servidores estaduais tentavam diminuir o seu numa fila em busca de doação de cestas básicas. Pelos cálculos do Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe) seria possível alimentar 500 funcionários públicos com o pagamento de uma semana no Rituaali, para onde Pezão foi com a mulher Maria Lúcia Horta Jardim.

Na época, o Palácio Guanabara confirmou que Pezão estava em um centro de saúde "com acompanhamento médico".

Um dos donos do spa onde Pezão buscou relaxamento era um dos sócios de empresa que mantinha contrato de prestação de serviços com o governo do estado.