Mais Lidas

Canarinho Pistola e os Memes que mais bombaram na web em 2018

O Meia preparou uma retrospectiva de memes para relembrar os melhores momentos deste ano

canarinho pistola
canarinho pistola -

Rio - É difícil negar que 2018 passou voando. Nem parece que só neste ano tivemos greve de caminhoneiros, manifestações políticas, Copa do Mundo, Eleições e tantas novidades na cultura pop. Os acontecimentos foram diversos, mas todos eles possuem um detalhe em comum: bombaram ao se transformarem em divertidos Memes na internet. Para relembrar os melhores momentos, o MEIA preparou uma retrospectiva com os memes mais bombados deste ano. (Confira a seleção mais abaixo)

São vídeos, gifs, fotos, áudios, hashtags e até bordões. Tudo pode virar meme. Como essa forma de expressão já dominou a internet e faz parte da nossa rotina, alunos do curso de Estudos de Mídias, da Universidade Federal Fluminense, decidiram criar um acervo: o Museu de Memes. Segundo Dandara Magalhães, que participa do projeto desde 2014, a intenção do portal é divulgar, de forma lúdica e interessante, o que é estudado na universidade a respeito desse universo, da cultura participativa, comunidades virtuais e movimentos sociais na internet. 

Mestranda em comunicação, Dandara afirma que os memes assumem uma função para além do entretenimento, também atuam como forma de crítica social:

“O ano de 2018 foi bem importante para percebermos que cada vez mais o meme tem sido compreendido como um gênero midiático. Se na Copa a gente teve alguns que entretinham o público, nas eleições, a gente enxerga eles como peça fundamental de expressão e crítica dos resultados das urnas. Eles estão aí pra engajar na internet, principalmente por causa da linguagem acessível”.

Apesar da lista enorme do Museu de Memes, ela não pensa duas vezes ao indicar apenas um para resumir 2018: “Meu meme preferido é o ‘canarinho pistola’, porque mesmo depois da Copa, ele continua representando bem como o brasileiro vem se sentindo durante todo este ano”.