Mais Lidas

Paraíso do Tuiuti exalta beleza das plus size e convoca gordinhas

A agremiação inaugurou uma ala só de mulheres plus size no ano passado e espera consolidar a representatividade e inclusão em 2019

Para reforçar o time de gordinhas na escola, inscrições estão abertas. Único pré-requisito é manequim acima de 44
Para reforçar o time de gordinhas na escola, inscrições estão abertas. Único pré-requisito é manequim acima de 44 -

Rio - Se antes as mulatas com corpos esculturais eram as únicas que atraíam olhares e ganhavam destaque na Marquês de Sapucaí, a Paraíso da Tuiuti vai provar neste Carnaval, que as gordinhas também têm beleza e samba no pé. A agremiação inaugurou uma ala só de mulheres plus size no ano passado, quando conquistou o vice-campeonato, e espera consolidar os ideais de representatividade e inclusão em 2019.

"Somos acima do peso, mas a gente samba, tem carisma, alegria, e transmite isso para as pessoas", afirmou a integrante da ala Karin Rodrigues, de 46 anos. Por enquanto, o grupo conta com 38 mulheres, das 80 necessárias para a Avenida. O único requisito é vestir manequim a partir de 44.

Entre estreantes e veteranas o clima de carinho e apoio é sentido de longe. "Nos reunimos em prol de um só objetivo: mostrar que o samba não tem padrão. Muitas tinham vergonha do próprio corpo, e hoje se transformaram", contou Karin.

Segundo Nilma Duarte, de 46 anos, idealizadora do projeto 'Plus no Samba RJ' e diretora da ala, a Tuiuti é, até agora, a única escola do Grupo Especial a montar ala plus size. "Existia essa carência, os gordinhos sempre desfilaram, mas de forma muito anônima, colocados no final", pontuou. "É um trabalho diferenciado e lindo. Existe um fundo psicológico, o brilho nos olhos quando elas se maquiam e colocam um salto. Tem 'gordelícia' no Carnaval sim!".

Simone Medeiros, de 36 anos, divide o tempo como técnica de enfermagem e com os ensaios da Azul e Amarelo. Para ela, o medo era virar chacota do público. "Mas foi o contrário, quando passamos são gritos eufóricos. As pessoas não sabem do que os gordinhos são capazes e quando veem, surge o respeito", disse.

Inscrições abertas

Diretor de Carnaval da Paraíso do Tuiuti, Rodrigo Soares enfatizou que o intuito da agremiação é acabar com qualquer discriminação. "O fato de serem plus não as inviabiliza de nada. Além de ser uma oportunidade para mostrarem a beleza para todos, elas nos ajudam como escola. Venham se inscrever porque o desfile de 2019 promete", convida ele. O enredo deste ano, 'O Salvador da Pátria', trata sobre um bode que foi '"eleito" vereador no Ceará, e criticará rumos da política.

As inscrições para a ala plus da Tuiuti acontece às segundas-feiras, 20h, na quadra da agremiação (Rua Caieiras, número 2, São Cristóvão). A candidata deve levar duas fotos 3x4, identidade, CPF e comprovante de residência. O único requisito é vestir a partir de 44.