Rio - O prefeito Marcelo Crivella garantiu, nesta sexta-feira, o funcionamento da Linha 3 do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em fevereiro. O acordo, que será assinado nos próximos dias, prevê o pagamento da dívida da prefeitura com o Consórcio VLT Carioca e determina o início imediato da operação do trecho após o pagamento de R$ 20 milhões à concessionária.
A Linha 3 deveria estar funcionando desde dezembro, mas ainda está inoperante por causa da dívida da prefeitura com a concessionária responsável pela construção e operação do sistema.
Além do pagamento, foi acordado o aumento de tempo de concessão, permitindo que a prefeitura possa negociar e continuar pagando o que deve ao consórcio.
Outro ponto que ficou definido na reunião foi a quantidade do número de passageiros transportados por dia pelo serviço exigidos pelo VLT. No contrato da gestão anterior, era previsto um fluxo de 260 mil pessoas por dia, no entanto, o transporte circula com 80 mil em dias úteis e 60 mil, nos finais de semana, obrigando a prefeitura a arcar com o déficit. No novo acordo, a exigência de 260 mil passageiros por dia diminuiu para 100 mil.