Mais Lidas

Baixada está no ritmo do Carnaval

Nilópolis e Belford Roxo já têm programação para entrar no clima da folia

Carnaval na Baixada
Carnaval na Baixada -

Faltam 40 dias para o Carnaval, mas na Baixada Fluminense o clima da folia já está com tudo. É só ficar de olho porque tem ensaio de rua de escola de samba, pré- Carnaval e ensaios nas quadras. 

Em Nilópolis, a prefeitura confirmou a realização de bailes carnavalescos gratuitos, que acontecerão entre os dias 2 e 5 de março, na Avenida Mirandela, no Centro.  A folia será no trecho entre as Ruas Eliseu Alvarenga e Zezinho, de 20h às 2h.

E não vai ser preciso aguardar a data oficial da festa. Haverá bailes pré-carnavalescos nos dias 23 e 24 de fevereiro, na Praça do Chafariz, no Centro, e na Praça Prefeito Miguel Abrão, com a presença da escola de samba Beija-Flor e do Cordão da Bola Preta. O bloco de Carnaval é um dos mais antigos do Rio de Janeiro, fundado em 1918. Não vão faltar as tradicionais marchinhas que marcaram história.

Já a campeã do Grupo Especial do Carnaval 2018 vai animar os foliões com os grandes sambas-enredo que embalaram os desfiles na Marquês de Sapucaí, além do hino deste ano: 'Quem não viu vai ver as fábulas do beija-flor', uma homenagem à agremiação que completou 70 anos em 2017.

Segurança

Além do policiamento do 20º BPM (Mesquita), a Prefeitura de Nilópolis confirmou que uma ambulância estará posicionada nas proximidades da Mirandela para eventuais emergências.

Pelo menos 300 homens - entre agentes da Guarda Municipal, Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Coordenadoria de Ordem Pública e Secretaria de Transportes - também serão mobilizados para ajudar a orientar os foliões.

Gastronomia

Para este ano haverá uma grande novidade: a adoção da Área de Alimentação Gourmet. O espaço funcionará durante os quatro dias de folia na Rua João Pessoa. Os comerciantes que quiserem trabalhar durante os dias de folia deverão comparecer à Coordenadoria de Ordem Pública, que fica na Rua Pedro Álvares Cabral 305, Térreo, no Centro, onde deverão se inscrever para participar do sorteio. "Eles irão assinar um Termo de Compromisso que versa sobre normas de segurança, o que pode e o que não pode ser comercializado e prevê ainda as sanções em caso de descumprimento", disse o presidente da Comissão Municipal de Festejos, Pedro Henrique Tavares.

Ensaios

O esquenta para o desfile na Marquês de Sapucaí já está rolando. Os ensaios de rua da Inocentes de Belford Roxo voltaram com tudo. A agenda está fechada e tem agito nos dias 23 e 30 de janeiro, e nos dias 6, 13 e 20 de fevereiro, a partir das 20h, na Praça Getúlio Vargas, no Centro de B. Roxo. "Iniciamos os ensaios de rua no ano passado e, por questões financeiras, tivemos que suspendê-los, mas estamos retornando com força total. Temos programados seis ensaios de rua até o desfile principal para aprimorar a evolução. Nossa escola vai brincar na Avenida", declarou Márcio Pimenta, da Comissão Geral de Harmonia.

A Unidos da Ponte também já está no clima. Tem ensaios nos dias 24 e 31 de janeiro, e dias 7, 14 e 21 de fevereiro, às 19h30, na Rua Dep. Rubens Paiva 430, no Centro de São João de Meriti. Já os ensaios na quadra da Beija-Flor acontecem todas as quintas, a partir das 21h, na Rua Pracinha Wallace Paes Leme 1025, Centro de Nilópolis. 

Nada decidido

Em São João de Meriti, está confirmada a realização de um baile infantil. Por conta do pouco dinheiro em caixa, Mesquita não fará o Carnaval de rua. Pelo mesmo motivo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Queimados e Belford Roxo ainda decidirão, nos próximos dias, se conseguirão ou não promover a folia nos municípios.

Carnaval na Baixada DIVULGAÇÃO
A Inocentes de Belford Roxo vai agitar o Shopping de Nova Iguaçu, dia 13 DIVULGAÇÃO
Ensaios de rua da Inocentes de Belford Roxo acontecem na Praça de Areia Branca, todas as quartas-feiras FOTOS DE Divulgação
Quadra da Beija-Flor de Nilópolis durante ensaio antigo Divulgação
Carnaval na Baixada Veronica Reis Fotografia.21 98103-4953
Carnaval na Baixada DIVULGAÇÃO
Carnaval na Baixada DIVULGAÇÃO
Carnaval na Baixada DIVULGAÇÃO
Carnaval na Baixada DIVULGAÇÃO
Carnaval na Baixada DIVULGAÇÃO
Carnaval na Baixada DIVULGAÇÃO
Em clima carnavalesco, na Baixada Fluminense os foliões vão poder desfrutar de ensaios de rua e nas quadras das escolas de samba, além de bailes antecipados com grupos locais. Programação começa ainda nesta semana DIVULGAÇÃO
Carnaval na Baixada DIVULGAÇÃO