Mais Lidas

Polícia mira deputado

Eleito federal, ex-presidente do Detran é alvo de operação no Rio

Vicente Farah foi presidente do Detran de 2017 a 2018
Vicente Farah foi presidente do Detran de 2017 a 2018 -

A Polícia Civil fez ontem uma operação que teve como principal alvo o deputado federal eleito e ex-prefeito de Três Rios Vinícius Farah (MDB-RJ). Presidente do Detran de 2017 a 2018, Farah já havia sido alvo da Operação Furna da Onça, em novembro do ano passado. Além do político, a operação Barão de Entre-Rios, como a ação foi batizada, também tinha como alvo Leonardo Silva Jacob, que é sócio de Farah e o sucedeu na presidência do Detran.

Os agentes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão e 10 de bloqueio de contas bancárias na capital e em Três Rios, no Centro-Sul Fluminense. Os policiais estiveram na casa de Leonardo Jacob, no Leblon, Zona Sul do Rio. Outra equipe teve dificuldade para entrar em um dos endereços de Farah, em Três Rios, e arrombaram a porta.

Além de Farah e Jacob, também foram alvos da operação a mulher e a filha do político, Sonia e Eunice Farah, além de Celso Jacob Filho, secretário de Esporte e Lazer de Três Rios; Fernanda Curdi, ex-chefe do setor de Licitação da Prefeitura de Três Rios (2004 a 2016); e Leonardo Rezende.

De acordo com o secretário estadual da Polícia Civil, Marcus Vinícius Braga, o objetivo da sua gestão será acabar com a corrupção. "Vamos trabalhar e trabalhar para combater esse mal", disse.

As investigações, que duraram nove meses, mostraram que Farah, sócio de uma rede de lanchonetes e de várias outras empresas, teve patrimônio incompatível com o declarado nas últimas eleições. Ele também possui empresas que seriam comandadas por "laranjas", que não estariam em seu nome, mas sim de familiares e de seu procurador. Celso Jacob Filho é sócio de Leonardo Jacob em uma boate em Três Rios, que seria usada para lavagem de dinheiro.