Hospital Pedro Ernesto, da Uerj, apresenta robô 'cirurgião'
Equipamentos prometem agilizar os atendimentos, com maior fluxo de leitos devido à rapidez nos procedimentos. A data para começar a funcionar ainda não foi divulgada
Por O Dia
Publicado em 15/02/2019 03:00:00 Atualizado em 15/02/2019 08:21:57O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Uerj, apresentou ontem o Programa de Cirurgia Robótica. É a primeira unidade pública do país a fazer operações de alta complexidade com essa tecnologia. Os equipamentos prometem agilizar os atendimentos, com maior fluxo de leitos devido à rapidez nos procedimentos. O investimento nessa tecnologia é de R$ 16 milhões e a data para começar a funcionar ainda será anunciada.
O Da Vinci XI será usado em cirurgias urológicas, geral, torácicas e ginecológicas. É controlado pelo médico, o que garante a precisão. Os monitores acoplados ao sistema possibilitam a visão da cirurgia por toda a equipe médica — o que permite a participação do cirurgião-auxiliar no procedimento.
Segundo o chefe da área de urologia do hospital e coordenador do projeto, Ronaldo Damião, o robô terá capacidade de fazer duas operações por dia. No Rio, apenas o Copa Star e o Samaritano (hospitais particulares) possuem o equipamento e fazem duas cirurgias por dia.