Mais Lidas

ITBI: Secretaria Municipal de Fazenda disponibiliza guias pela internet

Documento poderá ser emitido pelo contribuinte para pagamento em rede bancária autorizada pelo município

Desde ontem (dia 7), as guias para pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), na Secretaria Municipal de Fazenda, passaram a ser disponibilizadas para impressão pela internet. Com a mudança, o documento que antes era encaminhado a uma única agência bancária localizada na sede da Prefeitura do Rio, poderá, após o prazo para análise e processamento, ser emitido pelo contribuinte no site da Fazenda (prefeitura.rio/web/smf) para pagamento em rede bancária autorizada pelo município.

As guias encaminhadas ao posto do Banco Santander, localizado no bloco anexo do CASS, até o dia de ontem (7), ficarão disponíveis para pagamento naquela instituição somente até o próximo dia 15. Após esse período, as guias deverão ser impressas pelo próprio contribuinte, para pagamento em rede bancária conveniada — Brasil (código 001-9), Santander (033-7), Brasília (070-1), Caixa Econômica Federal (104-1), Itaú (341-4), Citibank (745-0), Sicredi (748-0), Bancoob (756-0), Mercantil do Brasil (389-0) e Bradesco (237-2).

Com a emissão das guias pela internet, os cartórios deverão exigir a Certidão de Pagamento do ITBI e verificar a autenticidade do documento no site da Secretaria de Fazenda.

Comentários