Mais Lidas

Meningite meningocócica é confirmada no Rio

Aluno do Colégio Pensi, na Tijuca, está afastado desde o dia 6

População deve ficar alerta para os perigos da doença
População deve ficar alerta para os perigos da doença -

Um estudante da 3ª série da turma preparatória para o vestibular de Medicina do Colégio Pensi, na Tijuca, teve o diagnóstico de meningite meningocócica confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta quinta-feira, o colégio enviou um comunicado às famílias.

Segundo pais de alunos da unidade, o estudante está afastado desde o dia 6 deste mês. Nesta sexta-feira, profissionais do Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão farão um mutirão de atendimento na escola, com explicações sobre a doença, anamneses e eventuais encaminhamentos.

Transmissão

De acordo com Alberto Chebabo, médico infectologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), a meningite meningocócica é muito preocupante por conta de sua rápida evolução, alta letalidade e potencial de surtos e epidemias.

"A transmissão se dá através de gotículas de saliva ou secreção expelidas por indivíduos infectados ao falar, tossir, espirrar ou beijar. Professores, colegas e familiares do aluno deverão ser medicados com antibiótico e monitorados", explicou o especialista.

Sobre a doença

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por diversos agentes infecciosos (bactérias, vírus ou fungos).

A meningocócica é uma meningite bacteriana e é considerada uma das formas mais graves e preocupantes da doença. Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2018, foram registradas 1.072 ocorrências de doença meningocócica no Brasil e 218 mortes.

Sintomas

- febre alta;

- dor de cabeça;

- rigidez do pescoço ou da nuca;

- mal estar;

- náusea;

- vômito;

- fotofobia (aumento da sensibilidade à luz) ;

- confusão mental;

Conforme o quadro se desenvolve, acrescenta-se à lista convulsão, delírio, tremor e coma.

Comunicado da Escola:

Caros responsáveis,

Infelizmente nos obrigamos a comunicar que tivemos um caso de Meningite Meningocócica em um dos discentes da 3ª série medicina manhã. Sendo assim, estamos informando a todos os pais da nossa comunidade, para que se quiserem, tomem as medidas preventivas, procurando naturalmente o auxílio médico ou de posto de saúde.

Estamos em contato com a Secretaria de Saúde e caso seja necessário alguma medida individual, será feito o contato com o responsável pelo aluno.

O discente em questão está afastado desde a semana anterior ao recesso de carnaval, mas mesmo assim, tão logo fomos informados do fato, achamos por bem avisar a todos, visto que o período de incubação da doença varia de 2 até 10 dias.

Estamos à disposição para quaisquer outras informações e esperamos que nada mais aconteça e que ocorra plena e rápida recuperação do aluno em questão.

* Especial para o jornal "O Dia"