Mais Lidas

Estudo diz que, se reforma da Previdência não passar, União terá dificuldade de pagar salários

Levantamento foi feito pela Secretaria de Política Econômica, vinculada ao Ministério da Economia

Bolsonaro e equipe ministerial articulam pela Reforma da Previdência
Bolsonaro e equipe ministerial articulam pela Reforma da Previdência -

Rio - O 'fantasma' do atraso e parcelamento salarial que o funcionalismo do Estado do Rio de Janeiro viveu pode chegar ao setor público federal. Estudo divulgado ontem pela Secretaria de Política Econômica, vinculada ao Ministério da Economia aponta que se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019 da Reforma da Previdência não passar, a União enfrentará dificuldades para pagar salário e aposentadorias das categorias já em 2020.

Representantes dos servidores federais, por outro lado, afirmam que esse estudo reforça uma "chantagem" do governo federal como forma de desmobilizar os servidores. A análise reafirma o discurso do Executivo, de que é preciso aprovar a reforma ainda no primeiro semestre de 2019.

As categorias questionam diversos itens do texto, e argumentam que há inconstitucionalidades, como a previsão de alíquota previdenciária progressiva, podendo ser de 22% para os profissionais com remunerações mais altas.

Segundo os cálculos apresentados, a dívida bruta chegará a 102,3% do PIB em 2023, após fechar 2018 em 77,1%. Mas com reforma previdenciária, a dívida já começaria a diminuir em 2021, chegando a alcançar 76,1% em relação ao PIB daqui A quatro anos.

"Ou o país adota medidas de austeridade fiscal e realiza reformas estruturais, para controlar a relação dívida-PIB, ou haverá dificuldades para o Estado cumprir com os seus deveres", diz o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida.

Além disso, o estudo acende o sinal de alerta para outras despesas. Os técnicos dizem que até 2023 haverá dificuldade financeira para cobrir os gastos com Segurança, Educação e Saúde.

Com informações da Agência Estadão Conteúdo