Mais Lidas

Operação Bomba Limpa revela fraude em postos de gasolina da Zona Oeste do Rio

A ação foi articulada após denúncias de consumidores e contou com a presença do Procon do Estado, da ANTP, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Barreira Fiscal

Operação Bomba Limpa realizada em postos de gasolina na Zona Oeste, Rio de Janeiro.
Operação Bomba Limpa realizada em postos de gasolina na Zona Oeste, Rio de Janeiro. -

Uma força-tarefa do Governo do Estado com o Procon do Estado fiscaliza postos de gasolina nos bairros do Recreio e da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, em busca de fraudes nas bombas de combustível e irregularidades nas documentações, na manhã deste sábado. A Operação Bomba Limpa, como foi batizada, contou com apoio da ANTP, da Barreira Fiscal, da Polícia Militar e da Polícia Civil.

No posto Rio 2, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca, os fiscais identificaram diferença para baixo no volume medido pela bomba e o de teste, que tem capacidade para 20 litros. A irregularidade é conhecida como "bomba baixa". Também foram detectados outros problemas como certificado de aprovação e e laudo de exigências do Corpo de Bombeiros, licença de operação ambiental, autorização de revenda pela ANP, produtos sem preço e dois extintores vazios.

Em Curicica, na Estrada dos Bandeirantes, o posto Frentana foi autuado por bomba baixa e vazamento de combustível, sendo lacrado a bomba de abastecimento, além da ausência de preço dos produtos automotivos comercializados.

Já no posto Mengão, na Avenida das Américas, no Recreio, os fiscais a licença de operação ambiental vencida desde março de 2016 e ausência do livro de Reclamações.

Dois caminhões, sendo que um deles recebeu cerca de R$ 7 mil em infrações, foram autuados por estarem utilizando pneus carecas, falta do kit de ferramentas e documentação.

A coordenadora do programa Barreira Fiscal, Rosane Lopes, disse que as operações são constantes em todo o Estado, e são resultado de denúncias dos consumidores nas mídias sociais do programa e em ligações para o telefone 190. " A partir da denúncia dos consumidores as equipes fiscalizam os postos de combustíveis em busca de irregularidades. Nesta operação encontramos, por exemplo, o que chamamos de bomba baixa (quando o equipamento abastece menos, mas o consumidor paga como se tivesse colocado no veículo o volume de combustível pedido), falta de documentação e licenças entre outras irregularidades que as equipe identificaram. O papel do consumidor é fundamental nesse processo", finaliza.