Mais Lidas

Aprovada cota para negros na publicidade do governo do estado

Veto do Governador Wilson Witzel é derrubado na Alerj

Veto do Governador Wilson Witzel é derrubado
Veto do Governador Wilson Witzel é derrubado -

RIO - A Alerj derrubou nesta terça-feira o veto do governador Wilson Witzel ao Projeto de Lei 4261/2018, que estabelece cota para representação de afrodescendentes na publicidade governamental.

De acordo com o texto, deverá haver uma proporção de no mínimo um modelo negro para cada dois modelos brancos em atuação em peças de publicidade de órgãos de administração estadual, direta ou indireta. A Alerj terá quinze dias para publicação da nova lei no Diário Oficial.

“Não é aceitável que, em um país como o Brasil, profundamente marcado pela ancestralidade africana, os modelos tidos e havidos como 'padrões de beleza', que atuam em peças publicitárias divulgadas em diferentes veículos da mídia, sejam predominantemente brancos. Modelos negras e negros não podem ser tratados como resíduos nessas veiculações. Apresentamos este projeto para afirmar o princípio da igualdade racial também no campo da publicidade, em estreito diálogo com o Fórum Permanente de Mulheres Negras da Alerj”, afirma o deputado estadual Waldeck Carneiro, autor da proposição.

Comentários