Mais Lidas

Nutricionista e musa fitness tira dúvidas sobre alimentação a exercícios

Especialista conta o que fazer para atingir seus objetivos

Nutricionista esportiva e musa fitness, Mariana Dantas, de 37 anos, dá algumas dicas apra quem quer praticar esporte e melhorar a alimentação
Nutricionista esportiva e musa fitness, Mariana Dantas, de 37 anos, dá algumas dicas apra quem quer praticar esporte e melhorar a alimentação -

Muitos acham que não, mas a alimentação é um dos principais fatores de melhora tanto na perda de peso quanto na da performance do esporte, inclusive corrida. Seguindo a dieta é possível ter ótimos resultados, principalmente durante uma reeducação alimentar, mas quando a intenção é específica no desempenho a indicação é procurar um especialista na área esportiva. Em todo caso, o nutricionista é "o cara" indicado para ajudar na melhora na alimentação. 

A nutricionista esportiva e musa fitness, Mariana Dantas, de 37 anos, explica que o profissional deve ter uma boa noção da fisiologia do exercício, uma base em treinamento e se aprofundar em bioquímica, já que o curso de nutrição traz uma visão geral de tudo. Mariana é atleta e, logo que se formou, fez pós-graduação em nutrição esportiva, mas atua com nutrição estética.

Aquelas pessoa de academia que querem perder gordura, ganhar massa muscular e ter um corpo bonito e saudável podem contar com a ajuda da nutrição esportiva. "É a nutrição focada na prática de atividade física e tem como objetivo aliar um rendimento para uma determinada modalidade praticada, auxiliando no ganho de massa muscular ou na perda do percentual de gordura. É uma vertente da nutrição que vai ajudar a atingir os objetivos usando a modalidade esportiva para alcançar o resultado almejado", explica Mariana.

Para tirar algumas dúvidas, ela responde a algumas questões sobre o tema:

1) Qual a importância de procurar um nutricionista quando se faz uma atividade física?

O nutricionista é o profissional habilitado para fazer a elaboração do plano alimentar, onde vão ser observados vários parâmetros, como a avaliação antropométrica, triagem de avaliação da composição corporal, exames bioquímicos e análise hormonal. Em cima disso tudo, o especialista vai traçar o planejamento alimentar. Além disso, o nutricionista vai ser responsável por avaliar o trato gastrointestinal, analisar alguma deficiência de micronutrientes ou uma alergia alimentar, tudo isso focando no objetivo do paciente.

2) Quem faz atividade física precisa, necessariamente, recorrer ao suplemento?

O nutricionista vai pode orientar sobre uma dieta específica de acordo com objetivo seja emagrecer, ganhar massa muscular ou até mesmo ter uma alimentação saudável.

3) O que é importante observar no pré-treino para quem pratica atividade física com intensidade leve ou moderada?

Fazer uma refeição com carboidratos de baixo índice glicemia para facilitar a digestão. Algumas opções são: ovos com batata doce; uma dose de suplemento a base de proteína; uma gordura boa, como abacate batido com suplemento a base de proteína; ou até mesmo uma banana amassada com uma colher de sopa de pasta de amendoim e uma dose de suplemento a base de proteína.

4) Treinar em jejum é indicado?

Isso depende de cada indivíduo, de acordo com a patologia de cada um. Tem pessoa que se adaptam e tem outras que não.

5) Quando o assunto é hidratação, a água deve ser tomada antes, durante ou depois do treino?

Todos os nossos processos fisiológicos dependem da água. Por isso, ajusta-se a ingestão média de água durante o dia. Porém, o que vai mandar na ingestão de água é a modalidade esportiva. Algumas modalidades precisam da hidratação intra-treino ou a cada hora. Para alguém que faz um treino de musculação de 40 minutos ou 1 hora não vai ser necessário beber água durante esse exercício. Agora, para quem faz um triatlo de 3 horas, por exemplo, é interessante se ajustar a hidratação a cada 30 minutos.

6) E qual é a melhor opção para se hidratar: água ou isotônico?

Água, sempre. Isotônico será necessário quando a atividade proporcionar um gasto calórico elevado, como uma pessoa que faz aeróbico para se preparar para maratona, pois vai correr por vários quilômetros. Fora isso, a água já supre a hidratação.

7) Em relação ao volume de atividade física, qual seria uma média saudável para obter resultados?

O que se tem de evidências científicas para atingir qualquer tipo de objetivo, seja emagrecimento ou hipertrofia, é que se treine, no mínimo, três vezes por semana, durante 40 minutos. Exceto em casos excepcionais, quando se quer aumentar o rendimento em uma planilha de corrida, por exemplo, é interessante que se faça um treino diário montado por um educador físico.

Comentários