Mais Lidas

Governo começa a receber propostas de uso do Maracanã

Licença para uso do estádio terá duração inicial de 180 dias; propostas podem ser enviadas até quinta

Maracanã
Maracanã -

O governo do estado começou a receber, nesta sexta-feira, propostas para a permissão de uso do estádio do Maracanã, que teve a concessão com a Odebrecht rompida cassada no último dia 18. A licença para uso da arena terá duração inicial de 180 dias.

O estádio foi concedido à iniciativa privada pela primeira vez em 2013, depois de uma reforma para a Copa do Mundo de 2014. A concessão vencida pelo consórcio liderado pela Odebrecht tinha o prazo de 35 anos e foi rompida por decisão do governador Wilson Witzel (PSC). O governo considerou que a concessionária Complexo Maracanã Entretenimento não cumpriu com cláusulas do contrato.

"Agora que a Comissão Consultiva definiu as condições da permissão de uso a ser adotada, comunicamos oficialmente aos clubes e empresas interessadas em assumir a gestão dos equipamentos que estamos recebendo as sugestões para administração do Complexo Maracanã. Será escolhida a proposta que atenda melhor os torcedores, o estado e os clubes", explica Ana Beatriz Leal, subsecretária geral da Secretaria estadual da Casa Civil e Governança e presidente da comissão.

Flamengo e Fluminense comemoram decisão de Witzel de retomar o Maracanã

Os interessados em gerir o estádio pelos próximos seis meses devem entregar suas propostas até às 12h da próxima quinta-feira. O resultado será divulgado às 17h do dia seguinte e o vencedor assumirá a gestão do estádio no dia 19.

Durante o período de validade da permissão, os custos relativos à gestão do complexo esportivo serão de responsabilidade da empresa ou clube permissionário.

"O Comitê de Gestão e Operação vai atuar cooperativamente com a permissionária em prol de uma gestão mais eficiente, que atenda, principalmente, ao interesse público e ao fortalecimento do futebol carioca. Para isso, nos dedicamos ao máximo para desenhar a permissão de uso. Com a nova gestão a ser implementada, o governo do estado está desenvolvendo um novo capítulo na história do Complexo Maracanã que, por ser o estádio de maior importância internacional, merece ser tratado com respeito", diz o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier.

Fla e Flu interessados

Mesmo antes da abertura do prazo para o recebimento das propostas, o Flamengo e o Fluminense se mostraram interessados em gerir o estádio enquanto a nova licitação não começar. Além dos dois clubes, um consórcio de empresas também se mostrou interessado.

* Com informações da Agência Brasil

Complexo Maracanã Entretenimento é, até então,a empresa responsável pelo estádio Delmiro Junior / Parceiro/Agência O Dia
Maracanã Delmiro Junior / Parceiro/Agência O Dia