Mais Lidas

Novo viaduto vai melhorar acesso a Nova Iguaçu

Via foi inaugurada nesta sexta-feira

Novo viaduto vai agilizar acesso a Nova Iguaçu
Novo viaduto vai agilizar acesso a Nova Iguaçu -

O novo viaduto da Rua Dr. Barros Junior, em Nova Iguaçu, foi inaugurado nesta sexta-feira. A via passou a se chamar Viaduto dos Imigrantes e vai desafogar o acesso de veículos à principal porta de entrada da cidade pela Via Dutra, por onde passam atualmente cerca de 26 mil motoristas por dia, além de facilitar o acesso de consumidores de toda a Baixada Fluminense ao polo automotivo da Avenida Nilo Peçanha e ao Calçadão, principais centros comerciais da região.

A obra do novo viaduto foi uma parceria da Prefeitura de Nova Iguaçu com o Governo estadual e teve um custo total de R$ 29,7 milhões (75,5% do estado e 24,5% do município). A nova pista tem 320 metros de extensão e conta com travessia para pedestres e uma ciclovia. O antigo viaduto também está recebendo melhorias como a instalação de postes de iluminação e pintura do guarda-corpo. A estimativa é de que o fluxo de veículos no novo complexo viário passe para 52 mil por dia.

"Sabíamos da importância deste novo viaduto para a cidade, não só do ponto de vista da mobilidade urbana, mas também econômico, e por isso retomamos a obra que estava parada desde 2015. O investimento em mobilidade vai refletir em um maior número de pessoas que virão à Nova Iguaçu, especialmente ao nosso centro comercial, um dos mais movimentados do Rio de Janeiro", afirmou o prefeito Rogerio Lisboa.

De acordo com Cláudio Rosemberg, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu (CDL-NI), o centro comercial da cidade recebe, em média 150 mil consumidores por dia, cerca de 40% vindos de outros municípios. Este número chega a 300 mil em épocas festivas como o Natal e o Dia das Mães. “A inauguração do viaduto traz uma expectativa altamente positiva para o comércio, pois a melhoria no trânsito e na mobilidade urbana traz impacto direto nele. Se Nova Iguaçu conseguir proporcionar segurança e conforto ao consumidor, mais a cidade vai ser capaz de investir e avançar em qualidade de vida”, disse Rosemberg.

A escolha do nome Viaduto dos Imigrantes, que vai batizar as duas vias do complexo viário, é uma homenagem às pessoas que vieram de outras cidades, regiões e países e ajudaram na construção de Nova Iguaçu.

Promessa antiga

O atual viaduto da Barros Junior foi inaugurado em 1950, meses antes da conclusão da obra de construção da Rodovia Presidente Dutra. Com o passar dos anos e o aumento do número de veículos que faziam sua travessia, viu-se a necessidade de duplicação. Promessa antiga, a obra começou a sair do papel somente em 2013, com a elaboração do projeto e assinatura de convênio entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e o Governo do estado. Em 2015 a obra foi iniciada, mas foi interrompida no final daquele ano, quando o Governo estadual suspendeu o repasse da verba. Em janeiro de 2018 a construção foi retomada pela Prefeitura de Nova Iguaçu, antes mesmo de uma nova negociação com o Governo do estado.

A obra gerou centenas de empregos, cerca de 90% de moradoras de Nova Iguaçu. “Muitos pais de família que como eu estavam desempregados, sem condições de sustentar suas casas, fizeram parte desta obra”, conta Adriano Machado Ferreira, 42 anos, morador do bairro Corumbá. Para o técnico em Segurança do Trabalho, Alexander da Silva Costa, 37 anos, morador do bairro Moquetá, o novo viaduto vai facilitar a vida da esposa. “Ela atravessa aqui quatro vezes por dia para levar e buscar nossos filhos na escola. A duplicação vai trazer um benefício muito grande para a cidade e acabar com o sofrimento de muita gente”, comemora.

Novo viaduto vai agilizar acesso a Nova Iguaçu Divulgação
Novo viaduto vai agilizar acesso a Nova Iguaçu Divulgação
Novo viaduto vai agilizar acesso a Nova Iguaçu Divulgação
Novo viaduto vai agilizar acesso a Nova Iguaçu Divulgação