Mais Lidas

Benefícios das frutas do outono

Goiaba, maçã e maracujá estão entre as opções e rendem muitas receitas nutritivas

Receita de smoothie com goiaba, uma das frutas da época
Receita de smoothie com goiaba, uma das frutas da época -

Com a chegada do outono, algumas frutas também entram em alta e podem ser a estrela principal de receitas saborosas e funcionais. Segundo Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, maçã, goiaba e abacate são versáteis e podem ser bem aproveitadas em pratos doces ou salgados.

Abaixo, a profissional elenca outras delícias típicas do outono e sugere uma receita de smoothie de goiaba com banana:

Goiaba: a variedade da fruta vermelha é conhecida pelo doce de goiabada, que harmoniza perfeitamente com queijos e bolos. Entretanto, é possível encontrar, ainda, em geleias, sucos, molhos e outras sobremesas derivadas da goiaba, que é excelente para auxiliar na redução dos triglicérides e colesterol ruim (LDL), atua na prevenção de câncer e melhora da imunidade.

Abacate: saladas, cremes, vitaminas e sobremesas são algumas opções de receitas para fazer com o abacate. A fruta é rica em gorduras boas e pode contribuir para melhora do sistema circulatório, controle nos níveis de colesterol no sangue e melhora do sono.

Maracujá: além de produzir efeito calmante no organismo, é fonte de vitaminas do complexo B, que atuam na manutenção da saúde da pele, cabelos e olhos. "Além do suco e do chá, é possível fazer bolos, mousses e coberturas de maracujá. O sabor azedo e a cor amarela da fruta combinam com cremes doces e claros", sugere Cyntia.

Caqui: a nutricionista indica que a fruta é perfeita para receitas de pavês, mousses e pudins, mas seu consumo in natura permite que sua ação antioxidante no organismo seja amplamente aproveitada.

Maçã: entre os muitos benefícios da fruta está o fortalecimento da região da garganta, atuando na prevenção e combate de tosses, rouquidão e demais incômodos. "A maçã é um fruto muito acessível. Por isso, as opções de pratos são muitas, indo de sucos a tortas, muffins e chips da fruta”, conclui a especialista.

Receita: Smoothie de goiaba com banana

Ingredientes: 1 xícara (chá) de suco de goiaba; Meia xícara (chá) de água filtrada; 1 banana gelada; e 3 pedras de gelo.

Preparo: Em um liquidificador, bata bem todos os ingredientes. Sirva gelado.

Comentários