Mais Lidas

Jovem é morto a tiro na Ilha e moradores protestam

PM diz que militares entraram em confronto com criminosos e que adolescente estaria com maconha. Testemunhas negam a versão da corporação

Moradores protestam na comunidade Parque Royal
Moradores protestam na comunidade Parque Royal -

Um jovem, identificado como Lucas Brás de 17 anos, foi morto a tiro nas proximidades da comunidade Parque Royal, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, no fim da manhã desta sexta-feira. De acordo com relatos de testemunhas, o estudante voltava de um curso e foi atingido ao atravessar a rua por um tiro de fuzil nas costas por policiais militares. 

A Polícia Militar, no entanto, alega que o jovem entrou em confronto com militares da corporação e foi alvejado. O adolescente foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Evandro Freire, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda segundo a PM, com ele foi apreendido uma pistola, além de certa quantidade de maconha.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o pai de Lucas diz que é uma "covardia a acusação da PM". "A PM está acusando meu filho de ser bandido, ele estava voltando do curso. Pagou o auto-escola ontem. Ele não era envolvido com o tráfico. O que estão fazendo é uma covardia. É mais fácil eu ser bandido do que ele", desabafou o homem muito emocionado. 

Moradores fizeram um protesto nesta tarde em um dos acessos da comunidade Parque Royal com pedidos de Justiça. A manifestação foi acompanhada por PMs e não houve registro de incidentes. No Twitter, a deputada estadual Dani Monteiro (Psol) questionou a ação dos militares. 

De acordo com a Polícia Civil, as investigações estão em andamento na Delegacia de Homicídios da Capital para apurar a morte de Lucas. Uma perícia foi realizada no local e o corpo da vítima foi encaminhado para o IML do Centro. Ainda não há informações sobre o sepultamento do jovem. 

Confira a nota da Polícia Militar na íntegra 

A Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que equipes do 17º BPM (Ilha do Governador) realizavam policiamento pelas imediações da comunidade do Parque Royal, no fim da manhã desta sexta-feira (29/3), quando criminosos armados atiraram contra os policiais. Houve confronto e um marginal foi atingido, sendo socorrido para a o Hospital Municipal Evandro Freire. Com ele, uma pistola e certa quantidade de maconha foram foi apreendidas. A ocorrência foi encaminhada à 21ª DP (Bonsucesso).